Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trajetória do projeto Flores para Todos é apresentada no Congresso Brasileiro de Agronomia

A decoração do evento também ficou sob a responsabilidade de participantes do projeto



A decoração do palco principal do congresso foi realizada pela empresa Recanto dos Sonhos. Nos arranjos, o gladíolo, flor destaque do projeto, chama a atenção pelas suas cores variadas e vibrantes

Na quinta-feira (14), a coordenadora da Equipe Phenoglad da UFSM, Lilian Osmari Uhlmann, docente do Departamento de Fitotecnia, ministrou uma palestra no 33º Congresso Brasileiro de Agronomia, que começou na última terça (12) e termina nesta sexta-feira (15) em Pelotas. Considerado o evento de agronomia mais importante do país, o congresso é promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs).

A palestra, que apresentou a história do projeto Flores para Todos, foi proferida na sala temática “Cadeias produtivas diversificadas e agregação de renda”. No mesmo espaço, o doutorando em Agronomia pela UFSM Charles Patrick de Oliveira de Freitas (que atua na empresa de floricultura Recanto dos Sonhos, de Júlio de Castilhos) ministrou uma palestra na qual a apresentou a trajetória da empresa, inspirada no projeto Flores para Todos.

Outro destaque do congresso foi a decoração com espécies cultivadas pelo projeto Flores para Todos (gladíolo, estátice, girassol de corte e ornitogalo), a qual foi realizada pela empresa Recanto dos Sonhos. “Ficamos um pouco ansiosos no início, mas, à medida que fizemos os buquês, os arranjos, foi uma experiência nova e estamos felizes pela parceria”, conta a florista Leonir, que também atua na empresa.

As hastes florais da cultura do gladíolo, a flor símbolo do projeto Flores para Todos, foram destaque na decoração. A produção dos gladíolos foi realizada na propriedade do produtor Paulino Nazaro, em Alegrete, participante da 11ª fase do projeto, no primeiro semestre de 2023, e que vai permanecer na fase seguinte. A produção foi acompanhada pelo presidente da Sargs, Leonardo Cera, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Alegrete.

“Para a decoração do espaço, optamos por arranjos de flores frescas e secas utilizando espuma floral. Nos buquês de flores secas, optamos por usar espuma reciclada. Outras salas no congresso foram decoradas com buquês utilizando a técnica espiral”, destaca Charles. Outros detalhes sobre a decoração do evento podem ser conferidos em um vídeo disponível no canal da Equipe Phenoglad no Youtube.

Desde o seu início (em 2018) até hoje, o projeto Flores para Todos já alcançou 318 famílias rurais e 55 escolas do campo em 17 estados brasileiros (mais o Distrito Federal), de norte a sul do Brasil. Outras informações constam nas redes sociais da Equipe Phenoglad, cujos links constam a seguir: Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin e TikTok.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63745

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes