Comunidade universitária se mobiliza em prol das cidades atingidas pelas enchentes

Campanha de doação e mutirões de limpeza fazem parte do projeto UFSM SOS Comunidades

No decorrer da primeira semana de setembro, todo o Rio Grande do Sul acompanhou o avanço das enchentes em diversas cidades do estado, por decorrência das fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical. Infelizmente, quando a chuva passou, restaram casas e estabelecimentos demolidos, pertences perdidos e famílias destruídas pela água e lama que acabaram com municípios inteiros. Em meio ao desastre, a empatia e a solidariedade dos gaúchos foi despertada. A UFSM, por meio de suas mídias, promoveu uma campanha de arrecadação de doações e organizou o primeiro mutirão de voluntários para ajudar a limpar as cidades afetadas.

No dia 6 de setembro, a Universidade organizou uma campanha de arrecadação de doações para serem levadas às cidades do Vale do Taquari, região mais atingida pelas enchentes. ‘’Na ânsia de ajudar as famílias atingidas de alguma maneira, nos mobilizamos para receber aqui na Reitoria as doações. Entramos em contato com os campi fora de sede, que também já estavam se organizando’’, conta a assessora de Comunicação do Gabinete do Reitor, Solange Prediger. Com o decorrer dos dias, as unidades de ensino do campus sede se organizaram para também receber os donativos, chegando a inúmeros itens arrecadados apenas durante o feriado de 7 de setembro.

De acordo com a assessora, a primeira leva de doações resultou em diversas sacolas de agasalhos, produtos de limpeza, água e colchões, que foram levados em um caminhão a Encantado no dia 12. Para os próximos dias, já há novamente um número significativo de produtos doados para serem enviados aos locais atingidos.

foto colorida horizontal com um ônibus da UFSM estacionado e ao lado dele várias pessoas em pose para foto, alguns agachados e outros em pé
UFSM disponibilizou transporte para levar 39 voluntários ao Vale do Taquari no dia 15

1º Mutirão de Limpeza

Para além das doações, a UFSM organizou um grupo de voluntários para ir a Muçum prestar auxílio às vítimas das enchentes. A iniciativa partiu dos servidores da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), que demonstraram interesse em colaborar de alguma forma, conforme explica Solange. Assim, dos 150 inscritos, 39 voluntários foram selecionados e levados, na última sexta-feira (15), ao Vale do Taquari, por meio de transporte disponibilizado pela Universidade. O número de voluntários selecionados foi limitado devido à quantidade de lugares disponíveis no ônibus, segundo explica a auxiliar em administração da Coordenadoria de Manutenção da Proinfra, Mariana Schadeck, que também foi ao Vale do Taquari no dia 15. Segundo ela, a experiência foi muito positiva para todos os envolvidos, que ‘’certamente vão carregar na memória para sempre essa vivência’’

foto colorida vertical mostra duas pessoas com rodos e mangueiras, meio agachadas, limpando um piso de uma casa que parece ter perdido paredes e telhado
Grupo colaborou em diversas frentes de trabalho

Ao encontro do relato de Mariana, um dos estudantes voluntários que participou da mobilização, Lucas Dalcin, comenta ter visto muita solidariedade entre todos que se dispuseram a participar da ação e conta como foi a chegada à Muçum.

Chegando lá, nos deparamos com muita destruição. Mais parecia um cenário de filme de guerra. O nosso grupo de voluntários foi distribuído por alguns pontos da cidade, entre eles cozinha solidária, limpeza de vias públicas, triagem e distribuição de roupas, calçados e móveis doados, etc. Na medida em que não era mais necessário o nosso trabalho num determinado setor, os voluntários se deslocavam para outro. Em determinado momento, todos os voluntários foram para onde havia maior demanda de trabalho: o serviço pesado na limpeza das casas, com lodo e entulho”, relata. Contudo, mesmo em meio a esta rede de colaboração, Dalcin conta que ainda há um longo trabalho pela frente para garantir o mínimo de condições de moradia para os cidadãos da região do Vale do Taquari.

Próximos passos da mobilização

A Assessoria do Gabinete do Reitor ressalta que novos mutirões dos campi da UFSM já estão sendo pensados para as próximas semanas, para os quais devem ser chamados os demais inscritos para a ação do dia 15. A mobilização faz parte do projeto UFSM SOS Comunidades, organizado pela Proinfra em parceiria com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania.

Vale lembrar também que a UFSM ainda está recebendo doações e alerta que os itens mais necessários no momento são: materiais de limpeza (como baldes e vassouras), colchões e alimentos. É importante que a comunidade universitária siga mobilizada em ajudar os atingidos pelas enchentes porque, segundo dados da Polícia Civil, ainda há 21.095 desalojados (pessoas que estão em outras residências), além dos mais de 383 mil indivíduos que foram afetados pelas inundações.

Texto: Laurent Keller, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista