UFSM é uma das organizadoras do 6º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão

Apsul ocorre na terça (26) e na quarta (27) com participação destacada da Universidade

A UFSM é uma das instituições que integram a comissão organizadora do 6º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (Apsul América), que ocorre na terça (26) e na quarta-feira (27) no Parque de Exposição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O tema do congresso será “O protagonismo da agricultura de precisão rumo à sustentabilidade agrícola”, com destaque para a agricultura regenerativa e os créditos de carbono.

A Universidade terá participação destacada no evento, por meio do Projeto Aquarius e do Advance Farm, que estarão em exposição; do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão, que organizou e-book a ser lançado e trabalhos técnicos; do Curso Técnico em Agricultura de Precisão; e da empresa incubada Auster. A UFSM contará com uma delegação de mais de 150 estudantes inscritos, sendo a instituição com maior participação no evento.

O evento tem a inovação como uma das principais características. Desta forma, contará com a presença de agricultores, consultores, empresas privadas e indústrias, reunindo a cadeia do agronegócio. Nesta edição, o Apsul contará com a participação da Universidade de Wageningen, da Holanda, líder mundial em inovação, que disponibilizará quatro professores para atuarem como palestrantes e trará empresas especializadas em pulverização precisa e insumos biológicos. Pesquisadores dos Estados Unidos e Argentina também estarão presentes. No total, nove minicursos serão ofertados aos participantes.

O professor Telmo Amado é o coordenador técnico geral da Apsul, e o professor Lúcio Amaral é o presidente da Comissão Científica. Outros docentes da UFSM também participam: Vinicius Marini, Dalvan Reinert, Luciano Pes, Antônio Santi e Luís Felipe Carvalho. O reitor, Luciano Schuch, estará presente na abertura do evento.

Além da UFSM, integram a comissão organizadora do 6º Apsul América a Prefeitura e o Sindicato Rural de Não-Me-Toque, a Cotrijal e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Mais informações no site do evento.