Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh lança o Guia para Migrantes e Refugiados Viverem em Santa Maria

O guia busca contribuir para que migrantes e refugiados possam acessar de forma rápida e facilitada serviços públicos essenciais



O Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello lançaram o Guia para Migrantes e Refugiados Viverem em Santa Maria, pela Série Extensão, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Com uma linguagem objetiva e voltada à população migrante e refugiada, o guia apresenta um conjunto de direitos e informações sobre os serviços existentes em Santa Maria, como documentação, assessoria jurídica, saúde, apoio psicológico, serviços de assistência social, educação e trabalho.

O guia busca contribuir para que migrantes e refugiados possam acessar de forma rápida e facilitada os serviços públicos essenciais disponibilizados pela rede pública na cidade de Santa Maria, bem como ofertados pelo Migraidh e pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM.

Em 2023, o Migraidh comemora seus 10 anos de atuação. O coletivo é responsável técnico pelo convênio entre a UFSM e a Agência das Nações Unidas para Refugiados, firmado em 2015, que instituiu a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na universidade. Voltado à agenda da promoção e da proteção dos direitos humanos da população migrante e refugiada no Brasil, o Migraidh presta assessoria a essa população para o acesso a direitos e serviços, bem como atua para a consolidação de políticas públicas voltadas à integração de migrantes e refugiados.

Este guia reúne informações apresentadas por meio dos canais oficiais de informação pública e foi elaborado pela equipe do Migraidh.

Texto: Migraidh

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63854

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes