Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica fará concerto em homenagem aos 60 anos do CAL e do curso de Música da UFSM

O espetáculo será nesta quinta-feira (28), às 20h, no Centro de Convenções. Solicita-se ao público a doação de 1 kg de alimento não perecível



Nesta quinta-feira (28), às 20h, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria vai apresentar no Centro de Convenções um concerto especial em homenagem ao aniversário de 60 anos do Centro de Artes e Letras (CAL) e do curso de Música da UFSM. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no próprio Centro de Convenções, bem como no Theatro Treze de Maio e na papelaria Rótula (em Camobi). Solicita-se ao público, na entrada do concerto, a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Centro de Artes e Letras é a atual denominação da antiga Faculdade de Belas Artes, criada em janeiro de 1963, cujo primeiro curso foi o de Música. Esse foi o primeiro núcleo em torno do qual, com o passar do tempo, foram criados os outros cursos que atualmente integram a estrutura do CAL, abrangendo ainda as áreas de letras, desenho industrial, dança, artes visuais e artes da cena. O mesmo aconteceu com o curso de Música, que primeiramente foi oferecido apenas como bacharelado, com habilitação somente em piano. Posteriormente surgiram habilitações em vários outros instrumentos, bem como a Licenciatura em Música, além de inúmeros projetos criados por professores e estudantes (como corais, bandas, grupos, orquestras de câmara, projetos sociais e cursos de extensão), o que inclui, evidentemente, a própria Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Um desses projetos, o Grupo de Percussão da UFSM, também atingiu uma marca especial em 2023, ao completar 40 anos de existência. Por isso, o grupo é uma das atrações confirmadas para o concerto desta quinta-feira, que também terá a participação, como solistas, do professor e cantor barítono Roberto Oliveira, docente dos cursos de Música da UFSM, e o clarinetista Hélio Valentim, bacharel em Música pela UFSM e professor de clarinete no Conservatorio de Lima Josafat Roel Pineda, na capital peruana. O repertório do concerto pode ser conferido abaixo:

Programa:

– “Japanese Overture”, de Ney Rosauro

– “Concerto para Clarineta”, de Aaron Copland

Solista: Hélio Valentim

– “Deh! Vieni alla Finestra”, da ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart

– “Hai Già Vinta la Causa”, da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart

Solista: Roberto Oliveira

– “Sinfonia Nº 40 em Sol Menor (K. 550)”, de Mozart

I – Molto Allegro

II – Andante

III – Menuetto

IV – Allegro Assai

O espetáculo é uma realização da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e sua associação. Outras informações constam nas redes sociais (Instagram e Facebook) da orquestra.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63851

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes