Colégio Politécnico da UFSM oferecerá dois novos cursos técnicos em 2024

Técnicos em Informática para Internet e em Agrimensura estão com inscrições abertas

O Colégio Politécnico da UFSM oferecerá dois novos cursos técnicos em 2024: em Informática para Internet e em Agrimensura. Os novos cursos fazem parte da lista de 18 outros cursos do mesmo nível em modelo presencial do Colégio Politécnico. As novas opções são resultado de estratégias de adaptação e ampliação de ensino promovidos pelo Colégio. Os dois cursos já estão disponíveis para escolha no processo seletivo em andamento.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 8 de novembro e podem ser realizadas na página do processo. A requisição de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada até o dia 8 de outubro para aqueles que cumprirem os pré-requisitos dispostos nos editais. Para os demais, o valor da inscrição é de R$ 50, que pode ser paga até o dia 9 de novembro. As provas de ingresso serão realizadas no dia 17 de dezembro, com local a ser divulgado na página do processo seletivo.

Saiba mais sobre os novos cursos

A transição do nome de curso técnico em Geoprocessamento para Agrimensura vem com o propósito de trazer mais tecnologia à área e especificar níveis de ensino. O agrimensor é quem determina os limites legais de propriedades; já o técnico em agrimensura pode atuar em projetos de planejamento urbano de órgãos governamentais. Outra possibilidade é o trabalho autônomo nos campos da topografia, geodésia, construção civil, entre outros.

De acordo com professor Diogo Lippert, que ministra disciplinas nas áreas de agrimensura e geoprocessamento, a renomeação do curso visa habituar o termo ao cotidiano de quem o ouvir. “A gente trouxe um nome mais familiarizado à população, à sociedade e, também, às aplicações e habilitações que hoje o mercado de trabalho demanda”, explica.

O curso técnico em Informática para Internet, por sua vez, proposta que se diferencia do Curso Técnico em Informática, é focado na área de desenvolvimento de aplicações web e dispositivos móveis. A carga horária é utilizada para aprofundar o estudo de tecnologias e frameworks utilizados atualmente no mercado de trabalho.

Segundo o coordenador do curso técnico em Informática do Colégio Politécnico, Bruno Mozzaquatro, o diferencial do novo curso é a formação em apenas três semestres e a inclusão de novos perfis de estudantes. “A nova oferta possibilita que tanto egressos do ensino médio quanto profissionais da área da computação que desejam se especializar na área de desenvolvimento ingressem no curso”, aponta o professor.

O objetivo é formar profissionais com habilidades e competências úteis para a sociedade e aprimorar qualificações técnicas para atender as novas demandas do mercado. A área de atuação se estende ao desenvolvimento e manutenção de aplicações web e aplicativos para dispositivos móveis; suporte e atendimento ao usuário de aplicações web e aplicativos e atuação no planejamento e na produção de interfaces funcionais.

Neste edital, os cursos técnicos em Agrimensura e em Informática para Internet estão sendo ofertados no turno da noite. No Colégio Politécnico, além destes dois cursos novos, são oferecidas 35 vagas ao Ensino Médio e 685 vagas distribuídas em 18 cursos técnicos presenciais.

A agenda completa dos processos seletivos, a relação dos cursos oferecidos, assim como as exigências e demais informações estão nos respectivos manuais de editais (confira ao final a página do Processo Seletivo).

Para tirar dúvidas sobre os procedimentos do Processo Seletivo, entre em contato pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br. Informações sobre programas, turnos e aulas dos cursos do Colégio Politécnico devem ser esclarecidas pelo e-mail secretariaescolar@politecnico.ufsm.br ou pelos telefones (55) 3220-8273 e (55) 3220-8059.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico