Descubra UFSM proporciona oficinas de arte e passeios pelo campus

A universidade oferece aos visitantes momentos de arte, aprendizado e troca de experiências

O Descubra UFSM deste ano está repleto de arte. Um dos espaços do evento é a chamada Rua das Artes, local em que os cursos do Centro de Artes e Letras (CAL) organizam oficinas, jogos e interações, que visam aproximar os estudantes das práticas dos cursos. O espaço ainda conta com exibições de projetos realizados pelos acadêmicos, como pinturas e fotografias que estimulam a reflexão.

No Descubra UFSM, a Rua das Artes convida o público a se expressar

“A Rua das Artes é um projeto que realizamos há muitos anos no Descubra. É um espaço para a experimentação artística e manual, para os alunos colocarem a mão na massa e experimentarem o tátil”, conta Rodrigo Mattos, acadêmico do 8º semestre de Artes Visuais – Bacharelado. O espaço de jogos também chama a atenção dos visitantes, que podem se divertir com um quiz sobre personagens da Disney: “a galera é super receptiva, muito empolgada, é uma troca muito importante entre quem já está na universidade e quem quer ingressar”, conta Camille Brites, acadêmica do 6º semestre de Teatro – Licenciatura.

Os alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Manoel Ribas, de Santa Maria, puderam experienciar o momento de desenho e pintura e se sentir mais próximos da universidade. “Muito interessante! Eu não tenho a prática de vir para a UFSM, nem a perspectiva de fazer uma graduação, mas quando a gente vem para cá não tem como não ficar contagiado”, conta Giana Scheffer, de 18 anos. A colega, Vitória Cabral, também de 18 anos, complementa: “é imersivo, você pode vir, desenhar, mostrar um pouco de quem tu é. A arte é muito contagiante”, relata a estudante. Lucas Lemos, também aluno do colégio, reitera: ver os cursos, conhecer, tenho vontade de fazer todos. Tenho até mais ânimo para estudar agora”, diz.

Quem também aproveitou o espaço foi a pequena Isabela, de 5 anos. “Eu já pintei, recortei e colei”, conta ela, empolgada com os materiais artísticos da oficina. A pequena veio com a irmã, Gabriele Rocha, professora de educação infantil, que estimula a prática de participação no evento. “É o segundo Descubra que ela participa. Aqui ela pode experimentar, descobrir as coisas mesmo. Este ano ela está indo de estande a estande, aproveitando todos os cursos”, conta. E a professora ainda complementa: “vou continuar trazendo ela, participando até que ela consiga ter o discernimento para escolher o que quer fazer, em que curso vai seguir”, destaca.

Gabriele e a irmã, a pequena Isabela, participam de oficinas de artes

Conhecer o campus

Nesta sexta-feira (29), alunos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul também visitaram Santa Maria a fim de realizar o tour guiado pelo campus sede da UFSM. Os ônibus saem do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e tem como ponto de chegada o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Eventos).

A atividade é realizada pelo curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, pelo Departamento de Turismo e pelo Departamento de Administração da universidade. Ao longo do passeio, monitores responsáveis por acompanhar os estudantes vão mostrando as unidades de ensino, explicando o trabalho desenvolvido pelos setores, como também tirando dúvidas dos visitantes. A duração é de cerca de uma hora.

O ônibus faz uma parada em dois pontos da UFSM: o Jardim Botânico e a plantação de arroz do Colégio Politécnico. Nestas ocasiões, os alunos têm a oportunidade de conhecer a fundo os espaços. No primeiro, ainda são apresentados o Telhado Verde, área superior do local, a mostra de animais taxidermizados, o Jardim Sensorial e o viveiro de plantas carnívoras.

Para Emanuel da Silva Godoy, estudante do 3º ano do ensino médio, de São Borja, que pensa em cursar Medicina Veterinária, a melhor parte do passeio foi a exibição das espécies taxidermizadas. Para ele, que não conhecia a UFSM até então, as diferentes opções de cursos e a variedade de atividades propostas pela universidade fazem a instituição se destacar. “Bem diverso”, afirmou o aluno.

Texto: Milene Eichelberger e Pedro Pereira, estudantes de Jornalismo

Fotos: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo