InovaTec abre edital para associação com instituições públicas e privadas

Por meio de um processo seletivo público e transparente, organizações terão a oportunidade de ingressar no ecossistema de inovação da UFSM

O InovaTec UFSM Parque Tecnológico, vinculado à Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições no edital de seleção para instituições públicas e privadas que tenham interesse em realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação como associadas. Essa modalidade estabelece que os associados do InovaTec UFSM possam desenvolver atividades alinhadas com a universidade, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, sem a necessidade de ocupar espaço físico privativo na área do parque ou da UFSM.

Cursos de capacitação, conexão com programas de bolsa da UFSM, prospecção tecnológica, conexão com ambientes de prototipagem e validação do InovaTec: essas e outras oportunidades poderão ser desenvolvidas a partir desta iniciativa, para instituições que tiverem interesse em se associar ao parque tecnológico. Segundo a gestora do InovaTec, Maria Daniele Dutra, essa modalidade é uma oportunidade para que instituições públicas ou privadas, junto com a universidade, possam criar soluções inovadoras que estejam alinhadas com as demandas da sociedade. “O edital das empresas associadas é direcionado a quem busca conexões. Pensando para ser o canal que irá conectar empresas, pesquisadores, estudantes e comunidade que buscam a conexão por meio do ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação, aliar o conhecimento e mercado para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma.

Ao falar sobre o InovaTec, mostrando sua capacidade como um dos motores de inovação em Santa Maria, através de iniciativas como essa, Maria Daniele vê no parque “um potencial de ser um grande catalisador desse motor de transformação econômica e social”, por meio dessa integração entre universidade, empresas, sociedade e governo.

Para o pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Bernadon, com o edital de associação ao InovaTec, “a UFSM passará para um novo momento de sua história, com novas formas de se relacionar com a sociedade”, promovendo, segundo ele, forte conexão das empresas com as diversas unidades da instituição, por meio de ações e programas sólidos de atividades técnicas conjuntas.

O reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, destaca que a universidade está dando mais um passo na proposta de conexão e simbiose entre a UFSM e a cidade de Santa Maria. “Através desse edital, a UFSM se coloca à disposição das empresas da cidade para qualificar os serviços, atuar na captação de recursos através de editais e melhorar, assim, o macroambiente empresarial santa-mariense e, consequentemente, atuar no desenvolvimento da nossa cidade”.

Quem pode participar?

Podem participar do edital instituições públicas e privadas, como:

• Administração pública direta e indireta;

• Entidades do Sistema S;

• Empresas privadas nacionais ou estrangeiras, de base tecnológica, de porte empresarial grande, médio ou pequeno;

• e empresas graduadas pela Pulsar Incubadora da UFSM.

Inscrições e processo de seleção

O período para a realização das inscrições terá fluxo contínuo pelo prazo de até 36 meses (3 anos) a partir da data de publicação do edital. Assim, as organizações interessadas em se associar ao Inovatec UFSM deverão verificar os termos presentes no edital. Já o processo de seleção será dividido em três etapas: inscrição e homologação das inscrições, na qual os interessados preenchem o formulário através do link do edital; análise do plano de cooperação, que deverá seguir o modelo que também se encontra disponível no edital e ser enviado em formato PDF para o e-mail do InovaTec (inovatec@ufsm.br); e, por fim, a formalização contratual.

Dentre as diversas oportunidades e serviços que poderão ser usufruídos associando-se ao Inovatec, as instituições estarão conectadas a um ecossistema de inovação, engajando-se com atividades de ensino, pesquisa e extensão, incentivando cada vez mais o desenvolvimento, a inovação e o empreendedorismo na região. Essas e outras informações são encontradas no próprio edital.

Sobre o InovaTec UFSM Parque Tecnológico

O InovaTec é um ambiente de inovação e empreendedorismo vinculado à Proinova, que promove a interação entre os diferentes agentes da quádrupla hélice (empresas, universidade, governo e sociedade civil organizada), fomentando o desenvolvimento de iniciativas que buscam impactar a sociedade. O parque conecta o conhecimento gerado no âmbito acadêmico ao setor produtivo, com o objetivo de potencializar a estrutura socioeconômica regional e desenvolver soluções tecnológicas.

Texto: Assessoria de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico