Projeto Flores para Todos divulga agenda de palestras e dias de campo para outubro

Os dois primeiros eventos serão são palestras de divulgação do projeto nos municípios de Pareci Novo e Santa Clara do Sul

Durante o mês de outubro, a Equipe Phenoglad da UFSM estará focada em divulgar o projeto Flores para Todos, em palestras e dias de campo de entrega de resultados da 11ª e 12ª fases do projeto. “A entrega de resultados à comunidade é uma etapa muito importante do projeto, pois buscamos divulgar os principais avanços do projeto à comunidade”, destaca a professora Lilian, coordenadora do projeto Flores para Todos na UFSM.

Os primeiros dois eventos programados para o mês de outubro são palestras de divulgação do projeto nos municípios gaúchos de Pareci Novo, nesta quarta-feira (4), e em Santa Clara do Sul, no dia 13 de outubro. Em Pareci Novo, a equipe estará ao lado da empresa Recanto dos Sonhos, formada pelo projeto, proferindo uma palestra a respeito do case de sucesso da empresa. A programação da tarde também contará com palestras dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Claudimar Fior e Gilmar Schafer e do presidente da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), Walter Winge.

Agenda de dias de campo

Durante o mês de outubro, serão cinco eventos de entrega de resultados, realizados em lavouras comerciais de produtores beneficiados pelo projeto. Segundo o professor Nereu Augusto Streck, coordenador nacional do projeto Flores para Todos e da Equipe Phenoglad, este é o momento mais esperado pelos produtores, porque, além de celebrar o sucesso alcançado durante meses de dedicação para produzir a flor, o dia de campo é também o momento em que os resultados e as experiências de cada participante são compartilhadas entre todos.

A primeira tarde de campo ficará a cargo da Equipe Phenoglad da UFSM (do Campus de Frederico Westphalen), coordenada pela professora Gizelli Moiano de Paula, que é também coordenadora do projeto na região norte do Rio Grande do Sul. A programação conta com entrega de resultados da 11ª fase do projeto, com as culturas da estátice, gladíolo e girassol de corte, cultivadas em lavoura comercial na linha Pedras Brancas, em Frederico Westphalen.

Na sequência, haverá uma série de eventos de entrega de resultados no campus sede da UFSM, cuja programação pode ser conferida nas redes sociais da Equipe Phenoglad. Nestes eventos, além de estações técnicas sobre o cultivo das espécies do projeto, a grande atração será a oficina técnica sobre a confecção de arranjos florais, proferida pelo doutorando em Agronomia pela UFSM Charles Patrick de Oliveira de Freitas, diretor da empresa Recanto dos Sonhos, de Júlio de Castilhos.

No dia 23 de outubro, haverá um dia de campo regional sobre floricultura no Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis. Na mesma semana, no dia 25, será o dia de entrega de resultados na região das missões, em Roque Gonzales, na propriedade de Leandro e Estela Heller.

Os últimos dias do mês de outubro serão destinados à entrega dos resultados nos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana, onde o projeto é desenvolvido em parceria com o Geoparque Quarta Colônia. No dia 30, será a vez de Agudo e, no dia 31, de Pinhal Grande (a programação deste município ainda não está definida).

Números do projeto Flores para Todos

Desde o início do projeto, em 2018, até setembro de 2023 (12ª fase), o projeto Flores para Todos já alcançou 318 famílias rurais e 55 escolas de campo em 17 estados brasileiros (mais o Distrito Federal), de norte a sul do Brasil.

Outras informações constam nas redes sociais da Equipe Phenoglad: Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin, TikTok e Youtube.