Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oficina discute migrações internacionais e direitos humanos em escola de Santa Maria

A iniciativa foi realizada pelo Coletivo Migraidh



Na última sexta-feira (29), a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha de Santa Maria recebeu o Coletivo Migraidh para refletir sobre as Migrações Internacionais e Direitos Humanos. Três turmas do 2º ano tiveram a oportunidade de discutir a agenda de direitos humanos relacionada à população migrante e refugiada.

A oficina apresentou a realidade vivenciada por essa população e os desafios encontrados na sociedade de acolhida, como acesso documental aos serviços públicos, inserção laboral e inclusão social. Além disso, também foram destacadas as barreiras linguísticas, culturais e econômicas enfrentadas, bem como a desinformação sobre direitos e os estereótipos (re)produtores de xenofobia.

Diante desse cenário, a atividade focou na desconstrução de estereótipos; apresentou a Política de Estado brasileira de direitos humanos e igualdade entre nacionais e migrantes; a importância das ações afirmativas e a promoção da igualdade de oportunidades; bem como abordou sobre o tema documental e os desafios da integração e enfatizou a importância da informação.

Para refletir

O projeto, voltado aos estudantes de ensino médio, busca sensibilizar para o tema das migrações internacionais e combater a discriminação por meio da informação.

“Os direitos humanos precisam estar presentes”. “Todo mundo, todo ser humano quer sobreviver, então precisamos colocar isso na nossa perspectiva e também em nossa proteção para os migrantes”. “A questão é que todo o migrante, todo o refugiado pode acrescentar algo para a sociedade”. “Os refugiados não estão vindo de mãos vazias”.  Estas são frases ditas por refugiados e migrantes nas Nações Unidas em um vídeo de cerca de 4 minutos que foi exibido para dar a dimensão sobre os desafios de direitos humanos e reconhecimento, como inspiração e também como convocatória para um olhar ético sobre igualdade e respeito, bem como compreensão da essencialidade das migrações para o desenvolvimento das sociedades de acolhida.

As oficinas contam com a participação multidisciplinar da equipe de estudantes de graduação e pós-graduação do Migraidh, nas diversas áreas de conhecimento.  

Com informações e fotos do Migraidh

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63984

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes