CEFD promove ciclo de oficinas de movimento a partir desta segunda-feira

Vinculadas a um acordo de cooperação internacional, as oficinas apresentam a escola como um espaço de formação a partir do movimento

Após a realização de dois simpósios internacionais de educação física na UFSM (com o tema Currículo e Didática), em 2019 e 2022, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) será o ponto de encontro – desta segunda-feira (9) até o dia 20 de outubro – para um ciclo de Palestras e Oficinas de Movimento. São atividades teórico-práticas vinculadas ao tema do simpósio, cuja 3ª edição será realizada na UFSM em 2024.

A programação (disponível na página do CEFD no Instagram), que contempla duas semanas de atividades, oferece a oportunidade de participar de palestras e oficinas, orientadas pela experiência e pelo movimentar-se como elementos centrais da aprendizagem. Dentre as atividades que compõem a agenda do evento, os participantes entrarão em contato com concepções teóricas articuladas com os campos da fenomenologia, da antropologia e da pedagogia crítica, com conceitos e situações diversas de movimento.

Cada oficina de movimento terá entre 50 e 60 vagas. Além dos estudantes do CEFD, as atividades estão abertas à participação de acadêmicos de outros cursos de Educação Física e áreas vinculadas com a licenciatura, bem como aos professores que atuam em escolas, independentemente da área de atuação. Elas serão ministradas por três docentes (um da Espanha, um da Alemanha e um profissional egresso do CEFD).

As atividades fazem parte do acordo de cooperação internacional entre a UFSM e a Technische Universität Braunschweig, assinado em 2019, o qual estabelece um conjunto de interações técnico-científicas e culturais, com financiamento do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O acordo é coordenado pelas professoras Marli Hatje e Luciana Erina Palma Viana, ambas do CEFD, e pelo professor Reiner Hildebrandt-Stramann, da Alemanha. Seu objetivo principal é a assessoria para o desenvolvimento de um novo currículo de formação profissional em educação física em Santa Maria.

Nos últimos dois anos, participa do acordo como colaboradora a Universidad de Valladolid (da Espanha), através dos professores Nicolás Julio Bores e Lucio Martínez Alvarez. Durante o evento das Oficinas de Movimento, a UFSM e a Universidad de Valladolid vão assinar também um acordo de cooperação internacional, fruto de visitas realizadas pelas docentes da UFSM à instituição espanhola.

Além das professoras Marli e Luciana, também participam da organização das oficinas as professoras do CEFD Ariane Pacheco e Maria Cecília da Silva Camargo, bem como os professores Daniele Roratto Sagrillo e Phillip Ilha, ambos do Centro de Educação (CE), além de um grupo de estudantes.