Ex-reitor da Universidade de Lisboa fará palestra na UFSM nesta segunda-feira

António Nóvoa vai ministrar a conferência “Educar num mundo de incertezas: o futuro dos professores e da escola pública”

A UFSM e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) vão receber um convidado de honra para debater o papel dos professores na contemporaneidade e o futuro da escola pública. O professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, participará de uma série de encontros em Santa Maria para abordar a temática, junto a docentes e acadêmicos.

Na segunda-feira (9), o professor Nóvoa vai proferir a palestra “Educar num mundo de incertezas: o futuro dos professores e da escola pública”. O encontro é aberto a alunos e servidores docentes e técnico-administrativos da UFSM, bem como a toda a comunidade interessada no tema. O evento começa às 19h, no Centro de Convenções, no campus sede da UFSM. A entrada é gratuita e não será necessário efetuar inscrição.

Sobre o palestrante – António Nóvoa possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, com mestrado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra. É ex-reitor da Universidade de Lisboa, onde é professor titular do Instituto de Educação, além de ser palestrante, escritor e articulista na área de formação de professores, história e psicologia da educação. O professor Nóvoa foi homenageado pela UFSM em 2019 com o título de Doutor Honoris Causa, distinção também concedida pela Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Lusófona, Universidade do Algarve e outras universidades.

Agenda em Santa Maria – Antes da palestra, ainda na segunda-feira, o professor Nóvoa participa às 9h de reunião com coordenadores de programas de pós-graduação e pró-reitorias de pós-graduação da UFSM e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), no auditório Audimax, localizado no Centro de Educação (CE) – prédio 16 do campus sede da UFSM. No mesmo local, às 14h, ele se reúne com pró-reitores e coordenadores de cursos de graduação das duas instituições. Na terça-feira (10), às 9h, Nóvoa participa de uma roda de conversa com professores e alunos dos programas de pós-graduação do CE, no Audimax.

A realização dos encontros está a cargo do IFFar e da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), do CE e dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG).

Mais informações pelo e-mail prograd@ufsm.br.

Com informações da Prograd