Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promove primeira edição do Prêmio Tese junto à abertura da 38ª JAI

A iniciativa selecionará uma tese, dentre oito concorrentes, para receber a premiação



O Prêmio Tese UFSM, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), em parceria com a Editora da UFSM, busca identificar a melhor tese de doutorado defendida em 2022. Cada Unidade de Ensino da Universidade foi responsável por eleger um trabalho, dentre os pré-selecionados por cada Programa de Pós-Graduação (PPG) da UFSM, para representar o centro. Em conformidade com a lista de áreas do conhecimento definida pela Editora, oito ciências tiveram a chance de participar: Artes e Letras, Rurais, Saúde, Naturais e Exatas, Sociais e Humanas, Tecnológicas, Educação e uma categoria interdisciplinar.

Ao todo, oito estudos concorrem a gratificações, que vão desde a publicação do trabalho em formato de livro, certificado outorgado ao autor e demais envolvidos, vídeo institucional de divulgação da tese, até passagem aérea e diária para que o orientador participe de algum evento de relevância em sua área dentro do território brasileiro. O objetivo da premiação é dar reconhecimento e estimular o trabalho desenvolvido por docentes e discentes de pós-graduação da UFSM.

Assim como destaca o diretor da Editora da UFSM, Enéias Tavares, “o Prêmio Tese UFSM busca valorizar a ciência produzida na Instituição, em especial nos programas de pós-graduação”. “É uma forma de devolver aos cientistas que atuam nos programas de pós-graduação uma valorização da pesquisa que eles fazem”, diz. 

Além disso, segundo o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), Leandro Souza da Silva, “a instituição deste prêmio também dá visibilidade, tanto dentro da própria Universidade – para a comunidade acadêmica – como para a sociedade, permitindo que conheçam as pesquisas que estão sendo realizadas nas diferentes áreas de conhecimento”. 

Conforme afirma Enéias, a importância do Prêmio Tese é dupla. Primeiro, ajuda a saber quais são os tipos de pesquisa e de ciência produzidas nas diferentes áreas. Segundo, é uma forma de evidenciar as pesquisas. “A importância está em mostrar para a comunidade, não só da UFSM mas também à comunidade externa, o que nós fazemos nos nossos programas de pós-graduação e qual é a ciência de ponta produzida na UFSM”, afirma. 

Ao todo, os trabalhos selecionados passarão por três etapas de avaliação. A primeira foi realizada pelos PPGs, compostos por uma comissão específica ou pelo próprio colegiado interno, em que vários trabalhos foram avaliados para eleger um concorrente do programa. Na segunda, as Comissões de Pesquisa das Unidades de Ensino filtraram, dentre as opções, apenas uma. Os critérios utilizados pelas Unidades de Ensino para avaliar os trabalhos e eleger o representante levaram em conta: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade e quantidade de publicações e produtos decorrentes da tese; metodologia utilizada; qualidade, clareza e legibilidade da redação; além da estrutura e organização do texto.

Os trabalhos pré-selecionados passarão por outra avaliação para determinar o vencedor. Esta será realizada por uma comissão especialmente constituída que irá escolher apenas uma das teses para receber o prêmio, as demais receberão uma menção honrosa por terem sido indicadas nas suas áreas de conhecimento. A divulgação da tese vencedora acontecerá na abertura da 38ª JAI, agendada para a manhã do dia 23 de outubro. 

Texto: Gabriela Leandro, estudante de Jornalismo e voluntária, e Júlia Weber, estudante de Jornalismo e estagiária na Agência de Notícias
Arte: Daniel Michelon De Carli, Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63951

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes