Colégios da UFSM estão com inscrições abertas para o primeiro semestre letivo de 2024

Os processos seletivos ofertam 1.079 vagas, distribuídas entre o ensino médio e cursos técnicos

Estão abertas até o dia 8 de novembro as inscrições para os processo seletivos dos Colégios Politécnico e Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São dois editais abertos: o primeiro voltado para interessados em vagas no ensino médio no Politécnico e cursos técnicos Integrados ao ensino médio no CTISM e o segundo é para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, também em ambos os Colégios.

Ao todo, 1.079 vagas são ofertadas nos Colégios da universidade, sendo 35 vagas para o Ensino Médio no Colégio Politécnico e 75 vagas distribuídas em três cursos do Ctism: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática para a Internet e Técnico em Mecânica – todos integrados ao Ensino Médio.

Além dessas, outras 685 vagas estão abertas e distribuídas em 18 Cursos Técnicos presenciais do Politécnico: Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Administração, Técnico em Comércio, Técnico em Contabilidade, Técnico em Secretariado, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Agricultura, Técnico em Agricultura de Precisão, Técnico em Agropecuária (Diurno – Manhã), Técnico em Agropecuária (Diurno – Tarde), Técnico em Zootecnia, Técnico em Alimentos, Técnico em Paisagismo, Técnico em Agrimensura e Técnico em Informática para Internet. Também são ofertadas 60 vagas para o curso Técnico em Fruticultura, oferecido na modalidade Ead.  No Ctism são mais 224 vagas,  são ofertadas para os cursos de Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem.

Os processos seletivos serão realizados no dia 17 de dezembro, no campus sede, com horário de acordo com o curso escolhido.  O estudante que visa uma vaga nos colégios da UFSM pode concorrer em diferentes cotas, que estão detalhadas nos editais, sendo de responsabilidade do aluno se inteirar acerca dos requisitos de cada uma.

A inscrição no deve ser realizada em duas etapas: com o cadastro na página do processo seletivo e, posteriormente, o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser solicitados até o dia 8 de outubro, e a lista com o resultado dos pedidos será publicada no dia 9. Todas as informações sobre quem está apto para a solicitação podem ser encontradas nos editais de cada seleção.

A lista de inscritos e seu respectivo local de prova será divulgada no dia 29 de novembro, sendo de responsabilidade do candidato a conferência de seus dados e verificação do local. Demais informações acerca do dia da prova, conteúdos e vagas podem ser encontradas no Manual do Processo Seletivo.