JAI Jovem: aproximando os jovens do Ensino Médio com a ciência e a UFSM

6ª edição do evento teve o dobro de inscritos em relação a 2022

Na terça (24) de tarde, foram apresentados 241 trabalhos de 37 escolas (Foto: Pedro Pereira)

Com 241 trabalhos submetidos e 37 escolas envolvidas – mais que o dobro de pesquisas e instituições em relação ao ano passado -, foi realizada a 6ª edição da JAI Jovem, no Centro de Convenções da UFSM, durante a tarde da terça-feira (24). O evento, que acontece desde 2016 – com exceção de 2020 e 2021, em função da pandemia – contou com a exposição de banners, apresentação de projetos e uma cerimônia de certificação para os destaques da atividade.

Assim como em 2022, a iniciativa foi separada em duas categorias de inscrição: Jovem Pesquisador, promovida pela Coordenadoria de Pesquisa (CPesq) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), e Jovem Extensionista, promovida pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Cada escola foi responsável por indicar os representantes.

Na primeira modalidade, estavam incluídos trabalhos das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Na segunda: Comunicação; Cultura e Arte; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Todos os destaques selecionados podem ser conferidos no fim do texto.

Rafaela Tamiosso, do Colégio Tiradentes (Foto: Pedro Pereira)

O coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Leandro Souza da Silva, é o coordenador da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e, consequentemente, da iniciativa com os jovens. O docente explica que o compromisso da JAI Jovem é estabelecer uma conexão dos visitantes com a Universidade por meio da ciência. “O projeto surgiu justamente com a expectativa de aproximar a UFSM das escolas de Ensino Médio, por conta de os estudantes serem o público-alvo da Instituição. Então, é importante para eles conhecerem o campus e entenderem como funciona o processo, a realização, a condução e a apresentação de uma pesquisa e de seus resultados”.

A aluna do Colégio Tiradentes de Santa Maria Rafaela Tamiosso contribuiu para a execução do trabalho intitulado “Tecnologias em saúde para o tratamento de hipertensão arterial: experiência de estudantes do ensino médio”, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), como bolsista. Sua colega Gabriela Fernandes Borin também participou do projeto.

Para a estudante, que tem a intenção de cursar Odontologia na UFSM, o evento é a chance de os jovens aparecerem em meio à comunidade acadêmica e praticarem alguns aspectos sociais próprios deste universo. “A JAI te abre muitas possibilidades. Eu, por exemplo, não sou acostumada a falar com muita gente em público. Aqui e, eu imagino, na faculdade, vai ser bastante necessário. Além disso, é a oportunidade de mostrar um trabalho que você desenvolveu, uma pesquisa que demorou tanto tempo e tem impacto na sociedade, e de conversar com as pessoas para perder a timidez e diminuir o nervosismo”, relatou.

Alunos do Instituto Vicente Dutra, de Júlio de Castilhos (Foto: Pedro Pereira)

Os alunos do Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra, de Júlio de Castilhos, Kauã Prestes e Maxson Venícius dos Santos, vieram ao Coração do Rio Grande expor a pesquisa “Semáforo inteligente com sinal para pedestres para uma mobilidade urbana segura”. A iniciativa tem como objetivo diminuir a quantidade de acidentes que acontecem nas ruas castilhenses.

Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município vizinho de Santa Maria conta com cerca de 19 mil habitantes. Desta forma, assim como em outras regiões menores do Rio Grande do Sul, a cidade não possui um sistema de gestão de tráfego seguro.

A dupla de estudantes acredita que, com a apresentação na JAI Jovem deste ano, o Poder Público possa notar sua ideia e, quem sabe, estudar a implementação do “semáforo inteligente”.

Destaques na categoria Jovem Pesquisador:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

“Motor construído com materiais recicláveis: uma maneira diferente de aprender Física e investir na sustentabilidade” – Arthur Gonçalves Rezer – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
“Velas perfumadas: uma proposta sustentável” – Davi da Costa Dutra Arruda – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
“Green Coffee” – Luísa de Medeiros Saraiva – Escola de Educação Básica da URI Santiago

Ciências Humanas e suas Tecnologias

“‘Da terra à consciência’: juntos pelo futuro sustentável – a transformação começa no descarte responsável das embalagens de defensivos agrícolas” – Antonia Manfio Stefanello – Esc. Estad. de Educ. Básica Dom Antônio Reis (Faxinal do Soturno)
“Promoção de debates em sala de aula através do modelo de simulações da organização das nações unidas” – Arthur Correa Teixeira – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
“Estratégias efetivas para o reconhecimento de Altas Habilidades/Superdotação e enriquecimento curricular” – Emilly de Souza Martelli – Colégio Estadual Manoel Ribas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

“Dança, pintura e cinema: representações do movimento nas artes” – Isaac Marques – Colégio Franciscano Sant’ Anna
“A trilogia do conhecimento: embarcando em um mar de anarquia” – Júlia Basso Miolo – Colégio Riachuelo