Perspectivas e desafios do envelhecer: eventos na UFSM marcaram o Mês da Longevidade

Primeira edição da Jornada da Longevidade da UFSM ocorreu na sexta-feira (27)

foto colorida horizontal de um auditório visto de trás, com pessoas sentadas nas cadeiras e à frente a mesa composta por mulheres
Jornada da Longevidade integrou a programação da JAI

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH), ocorreu na sexta-feira (27), no auditório do Colégio Politécnico, a primeira edição da Jornada da Longevidade da UFSM – Perspectivas e Desafios do Envelhecer. O evento integrante da programação da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e que compôs a programação do Mês da Longevidade, em parceria com o Sesc, Prefeitura de Santa Maria, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e UFSM, teve como objetivo promover e aprofundar discussões de produção técnico-científica acerca do envelhecimento e sua complexidade na contemporaneidade.

O evento teve como foco a troca de experiências entre estudantes e profissionais de diferentes áreas que atuam com a temática da longevidade e envelhecimento. De acordo com a professora do Departamento de Terapia Ocupacional Kayla Araujo Ximenes Aguiar Palma, a Jornada da Longevidade se torna importante uma vez que integra as pessoas que têm interesse na área. “Juntar pessoas do técnico, da graduação, da pós-graduação, pessoas que trabalham na área da gerontologia e proporcionar a eles, que têm interesse de escrever trabalhos, de entender mais as questões de envelhecimento, além de se conhecerem”, destaca.

O evento começou com um momento cultural, a apresentação do Grupo Corpo Mais, coordenado pelo professor Gustavo Duarte. Em seguida, deu-se início às mesas de apresentação. A Jornada contou com quatro mesas de apresentações, divididos em quatro eixos: eixo 1 – Envelhecimento ativo e saudável; eixo 2 – Envelhecimento, gênero, sexualidade e relações étnico-raciais; eixo 3 – Processo de saúde e cuidado no envelhecimento; e eixo 4 – Gerontologia, educação e interfaces. Essas apresentações foram divididas em dois turnos, manhã e tarde. Ocorreram, ao longo do dia, cerca de 25 apresentações.

A estudante de Medicina da UFN Rhaíssa Gabriela Maciel Pithan da Silva apresentou um trabalho no eixo 3, chamado “Queda: Desafios e Perspectivas do Longevo”. Em sua fala, a Rhaíssa apresentou questões sobre os desafios e perspectivas relacionados à longevidade, pesquisas em longevidade, medidas de prevenção e cuidados, além de inovações tecnológicas e avanços médicos que contribuem para aumentar a expectativa de vida.

Rhaissa destacou a importância do estudo sobre quedas. “Envelhecer é uma dádiva e falar sobre esse tema, queda, que é algo que atinge os idosos, é importante. A gente pode prevenir, educar a sociedade para cuidar dos nossos idosos e, além disso, cuidar do adulto para que ele não seja um idoso que sofre dessa questão”, diz a estudante.

Medidas de prevenção e cuidados

foto colorida horizontal de pessoas sentadas em cadeiras vermelhas em um auditório e um homem de cabelo branco e camisa azul em pé conversando com elas
Professor da UFMG, Edgar Nunes Moraes conversou com participantes como dona Rosinha

Durante sua fala, Rhaissa apresentou medidas de prevenção e cuidados importantes para pessoas da terceira idade:

• Vacinação;
  • Rastreamento de condições médicas;
  • Adoção de medidas de segurança;
  • Práticas de higiene adequadas;
  • Gerenciamento de fatores de risco.
  • Coordenação de cuidados médicos;
  • Cuidados de enfermagem;
  • Cuidados de saúde mental;
  • Serviços de suporte para garantir uma abordagem abrangente e personalizada.

Após as apresentações por mesa, o professor do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edgar Nunes Moraes, ministrou uma palestra sobre “Como viver mais”. Em sua fala, o professor destacou o fato de que envelhecer é uma conquista e que para chegar à velhice de uma forma boa é preciso de cuidados. Edgar interagiu com a plateia e contou com o apoio de uma ouvinte do evento para uma mostra prática: Rosinha, uma senhora de 88 anos. O professor fez alguns questionamentos e atividades práticas para Rosinha. Concluiu, junto dos ouvintes, ao final do teste, que Rosinha é uma senhora saudável. O momento final da Jornada foi marcado pelo agradecimento ao professor Edgar e pela alegria e comemoração por conta do sucesso que o evento foi.

Viva o Campus Mês da Longevidade

Também integrando a programação do Mês da Longevidade, o Viva o Campus de domingo (29) teve atividades especiais voltadas à temática, como oficina de Tai Chi Chuan com médico geriatra, exposição do curso técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico, orientações sobre direitos e violências contra pessoas idosas. No Centro de Convenções, ocorreu palestra sobre envelhecimento humano e cerimônia de homenagem ao 1º Destaque Direitos Humanos UFSM, professor Marco Aurélio de Figueiredo Acosta (in memorian).

Texto: Gabriela Leandro, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial, bolsista
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista