Encontro sobre nutrição e alimentação na atenção primária reuniu profissionais de todo o RS

O evento reuniu na UFSM mais de 170 profissionais de saúde, representando em torno de 60 municípios

A 2ª edição do encontro ocorreu no Auditório Wilson Alta, no campus sede da UFSM

Nos dias 18 e 19 de outubro, ocorreu o 2º Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. Organizado pelo Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional, o evento ocorreu no Auditório Wilson Aita, no campus sede da UFSM. Contando com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o encontro teve a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e a participação dos programas de pós-gradução em Gerontologia e em Saúde e Ruralidade da UFSM.

De acordo com a professora Vanessa Ramos Kirsten, coordenadora do evento, o encontro contou com a participação de mais de 170 profissionais de saúde de todo o estado do Rio Grande do Sul, representando em torno de 60 municípios gaúchos, para a discussão de abordagens para o manejo da obesidade. Além disso, o ponto central do evento foi a participação de palestrantes com renome nacional – da UFSM e das universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Minas Gerais (UFMG) e do Mato Grosso do Sul (UFMS) –, responsáveis pela elaboração de instruções do Ministério da Saúde sobre a temática. Houve também a apresentação de experiências exitosas nos municípios gaúchos.

O encontro, que já está na sua segunda edição, tem o grande objetivo de qualificar a atuação dos profissionais da atenção primária à saúde nas ações de alimentação e nutrição, bem como compartilhar experiências realizadas pelos profissionais. Contemplando a Política Estadual de Alimentação e Nutrição, foram distribuídos documentos para a orientação dos participantes, assim como das coordenadorias regionais de saúde.

A comissão organizadora do evento foi composta por professores do curso de Nutrição do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, bem como por alunos de pós-graduação em Gerontologia e em Saúde e Ruralidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões