Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário dos 20 anos do Neabi marca o início do Novembro Negro da UFSM

Atividade será na noite de segunda-feira (13), no auditório do CCSH



Uma programação especial vai marcar o Novembro Negro da UFSM, realizado em parceria entre o Observatório de Direitos Humanos (ODH/PRE) e a Subdivisão de Ações Afirmativas da (Caed/Prograd).

Na segunda-feira (13), às 19h, no auditório do CCSH, será realizado o seminário “Os 20 anos do Neabi e a luta pela Lei 10.639/03”. O seminário objetiva abordar a trajetória do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFSM e a luta pela efetivação da Lei 10.639/03, que recentemente completou 20 anos. A mesa será composta pelo professor Anderson Luiz Machado dos Santos, do Departamento de Geociências, atual coordenador do Neabi; Carmen Deleacil Ribeiro Gavioli, professora aposentada do curso de Letras Licenciatura e ex-coordenadora do Neabi; Maria Rita Py Dutra, mestre em Ciências Sociais e doutora em Educação pela UFSM; e a professora Leonice Mourad, coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Senapir/MIR e integrante do Neabi.

No domingo (19), ocorre o “Viva o Campus Negro”, e no dia 29 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções, será realizada homenagem ao Patrono do Mês da Consciência Negra da UFSM, que este ano será Ney D’Ogum. 

Celebrado desde a década de 1970 pelas organizações do Movimento Social Negro no Brasil e após diversas lutas, o dia 20 de Novembro tornou-se reconhecido enquanto Dia Nacional da Consciência Negra pelo Estado brasileiro, através da Lei 12.519/2011. A partir desta data, o movimento social negro tem proposto uma série de reflexões críticas acerca da formação social do país, a qual traz em seus elementos estruturantes o racismo. Neste sentido, o Mês da Consciência Negra da UFSM busca incentivar a reflexão acerca da importância de fomentar o debate no tocante à elaboração de políticas públicas de promoção da igualdade racial, sobretudo no que concerne à educação antirracista, com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, enquanto instrumentos fundamentais para alavancar esta compreensão nos múltiplos âmbitos da UFSM.

Mais informações com o Neabi, pelo email neabi@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64442

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes