Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Neabi tem projeto de R$ 3 milhões aprovado em programa do Ministério do Trabalho e Emprego

O projeto vai oferecer cursos de formação que totalizam 200 horas e com aproximadamente mil vagas



O Ministério do Trabalho e Emprego, em portaria no Diário Oficial da União, divulgou o resultado do edital de ações de qualificação profissional para inclusão no mercado de trabalho da população em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFSM – vinculado ao Observatório de Direitos Humanos (ODH), da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania da Pró-Reitoria de Extensão – teve um projeto aprovado, com o título de “Tecendo novos saberes para transformação social”, o qual vai receber R$ 3 milhões do programa.

Como público-alvo, o projeto visa alcançar a juventude negra entre 16 e 29 anos, assim como mulheres negras, integrantes de associações carnavalescas, terreiros de religiões de matrizes africanas e comunidades tradicionais quilombolas. Serão oferecidos cursos de formação que totalizam 200 horas e com aproximadamente mil vagas, sendo no mínimo 10% delas reservadas para pessoas com deficiência. A execução da proposta foi dividida em três eixos, que contemplam o desenvolvimento de áreas de economia criativa e cultural.

Na perspectiva da valorização da identidade cultural desses grupos minoritários, surge como um dos eixos o curso de Design de Moda Afro, cujo objetivo é contribuir com a criação de peças africanas, evidenciando por meio de simbologias, modelagens e tecidos as influências e composições da moda preta. Voltando-se para o eixo culinário, também será oferecido o curso de panificação e confeitaria utilizando técnicas artesanais, a partir de uma base teórica humanista e ética. O terceiro eixo engloba a diversidade da vasta produção cultural da negritude brasileira na música, literatura, teatro e meios audiovisuais, com foco na diáspora africana.

Texto: Neabi

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64500

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes