Seminário da Gestão da UFSM discute PGD

Objetivo é que o Programa tenha início em 2024 na Universidade

Na manhã desta terça-feira (13), aconteceu mais uma edição do Seminário da Gestão. Desta vez, o foco foi a discussão sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). O evento aconteceu no Salão Imembuí e reuniu gestores da Instituição. Em uma próxima etapa, o objetivo é ampliar o debate em uma audiência pública.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou que as discussões sobre o assunto já estão em andamento na Universidade, com reuniões nas Unidades de Ensino, além de uma comissão que estuda o processo de implementação. Schuch reiterou que a base para o PGD na UFSM está nas normativas do Governo Federal e que o modelo a ser utilizado aqui, terá como base o que já está proposto em âmbito nacional. Além disso, o reitor afirmou que a mudança será lenta e gradual, de modo que todos possam se adaptar. “Entendemos o PGD como uma possibilidade de melhorar, ainda mais, nosso trabalho, mas, para isso, precisamos de planejamento. Neste momento não está em discussão o teletrabalho, e sim o PGD. Após essa fase inicial, quando tivermos maturidade, discutiremos o teletrabalho, mas o processo deve ser feito de forma gradual e responsável”.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFSM, Frank Casado, comenta que o PGD visa relacionar o estratégico com o operacional, mudando a forma como o trabalho foi pensado até então, deixando de ser contabilizado em horas, mas tendo como foco o impacto e os resultados. Frank explica que a proposta da gestão é que a partir de janeiro de 2024 o ponto eletrônico não seja mais obrigatório e o controle do trabalho passe a ser com base nas entregas realizadas. “Precisaremos pensar de forma mais organizada em nossas tarefas para enxergar os resultados do nosso trabalho. Vamos aprimorar a cultura de planejamento institucional”, afirma o pró-reitor.

Próximos passos

Neste momento, a minuta do PGD na UFSM está em desenvolvimento e a primeira versão deve ser finalizada nos próximos dias. A partir daí, ela será discutida com os setores e servidores da Instituição. Após, será realizada uma audiência pública, permitindo amplo debate sobre o tema. Por fim, a proposta seguirá para apreciação do Conselho Universitário. A previsão é que o PGD tenha início na Instituição no início de 2024.