Pesquisa busca analisar a percepção da comunidade externa sobre a UFSM

A Pesquisa de Imagem e Reputação da UFSM está disponível até 13 de janeiro para a comunidade externa

Foi lançada, na segunda-feira (13), a Pesquisa de Imagem e Reputação da UFSM. O objetivo é coletar dados para identificar os principais fatores relacionados à imagem Institucional, além de explorar as percepções da comunidade quanto aos elementos variados, avaliar as diferenças de percepção entre grupos respondentes, bem como proporcionar um diagnóstico sobre a imagem da Instituição à gestão da Universidade.

As respostas serão disponibilizadas apenas às unidades administrativas envolvidas, sem qualquer identificação do respondente, com a finalidade de embasar melhorias em ações e serviços prestados junto à comunidade. A estrutura do questionário está dividida em três seções: a primeira conta com perguntas sobre a imagem institucional, a segunda é voltada ao perfil do respondente e a terceira traz perguntas gerais sobre a UFSM.

A iniciativa, resultado de uma colaboração entre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o professor Leander Luiz Klein, pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), surgiu a partir da necessidade contínua de aprimorar os processos de avaliação da Instituição. Além disso, a pesquisa visa ampliar o escopo dos itens avaliados para além daqueles exigidos por lei, buscando integrar o capital intelectual aos processos Institucionais.

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), da Pró-Reitoria de Planejamento, Lahraine Rubinich Montardo, “em um contexto educacional altamente competitivo, a imagem e a reputação de uma instituição desempenham papel crucial em seu posicionamento perante a sociedade. A maneira como a universidade é percebida externamente influencia diretamente sua capacidade de atrair talentos, tanto acadêmicos quanto profissionais”, explica.

Dessa forma, os idealizadores acreditam que a compreensão das percepções e expectativas externas permitem que a Instituição realize ajustes em suas estratégias e políticas para alcançar êxito em seus objetivos. Assim, ao envolver o público externo na avaliação da UFSM, “abre-se uma oportunidade para fortalecer laços com a comunidade em geral”, destaca Lahraine.

Para responder à pesquisa, basta acessar o questionário até o dia 13 de janeiro. Reitera-se que o foco é o público externo, e não é permitido ao respondente possuir vínculos diretos com a Universidade.

Texto: Júlia Weber, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista