Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Viva o Campus Mês da Consciência Negra será no próximo domingo (19)

Diversas atividades serão realizadas a partir das 15h



Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, em alusão à morte do Zumbi dos Palmares. Durante todo o mês, a UFSM, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Observatório de Direitos Humanos (ODH), e diversos movimentos sociais de Santa Maria integram o Calendafro, com o propósito de dar visibilidade às pautas negras, suas lutas e conquistas. O Viva o Campus deste mês faz parte dessa programação e acontece no próximo domingo (19), das 15h às 19h, no Campus de Santa Maria.

A edição do evento trará ao público diversas atividades culturais, artísticas e educativas para a valorização e visibilidade da cultura negra, mostrando e difundindo os projetos e pesquisas produzidas na Instituição, com várias exposições no Largo do Planetário, como sarau literário; Grupo Improvisa; atividade recreativa do curso de Educação Física licenciatura, com jogos e brincadeiras afro-brasileiras; apresentações de dança; oficina e roda de capoeira; apresentação das escolas de samba Vila Brasil e Itaimbé; oficina de tranças e Feira Preta.

Haverá também a tradicional participação da Polifeira do Agricultor; do Jardim Botânico, com atividades de visitação aberta ao telhado verde e trilha guiada; do Planetário, com exibição de filmes; da Biblioteca Central, com jogos de stop, roda de bordado e divulgação de livros adquiridos sob curadoria do Neabi; da Mostra de Ciência Morfológica; do Acervo Artístico, com a exposição “Natureza/Organismo Vivo”; do Laboratório de Arqueologia, Sociedade e Cultura das Américas, com a exposição “Trajetória da Arqueologia no RS”, oficina de arte rupestre e escavação simulada em arqueologia; e a divulgação do Projeto Gurias de Energia.

A edição do Viva o Campus ainda contará com pontos de coleta da campanha “UFSM contra a fome”, que auxilia famílias em situação de pobreza, fome e vulnerabilidade social. As doações de alimentos serão entregues às cozinhas comunitárias e outras entidades que visem ao enfrentamento desta questão social.

O Viva o Campus é um programa da UFSM que busca incentivar a participação cultural e artística da comunidade, promovendo a conscientização e o cuidado com o meio ambiente ao trazer a sociedade para o campus da Instituição. Realizada desde 2014, a ação tem ganhado espaço na agenda de Santa Maria, ressaltando as habilidades e as experiências movimentadas pela UFSM nas diversas áreas de atuação institucional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64507

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes