RU assina convênio com o programa de Categorização dos Serviços de Alimentação

O programa classifica os restaurantes com os selos A, B ou C de segurança alimentar

Na manhã de terça-feira (14), o Restaurante Universitário (RU) da UFSM assinou um convênio com o Governo do Estado para participar do programa de Categorização dos Serviços de Alimentação. O projeto é alinhado às ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi aprovado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

O reitor Luciano Schuch (à esq.) assina o convênio que insere o RU no programa de categorização

O projeto foi elaborado pela professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, que integra o curso de Nutrição e o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN). De acordo com Ana, o projeto foi aprovado ano passado, e a UFN ficou como a universidade executora e a UFSM como parceira.

O objetivo da categorização é garantir a segurança alimentar. O projeto acontece através de uma certificação com selo de qualidade, que pode ser A, B ou C. “O C diz que a questão sanitária é satisfatória, o B está muito bom e o A é a excelência”, explica Ana. Portanto, o projeto vai qualificar os serviços prestados pelo RU.

Joeder Soares, diretor do RU, explica que os parâmetros adotados pelo projeto são internacionais. “A nossa meta é atingir a qualidade A, que é a excelência da qualidade”, comenta. No evento, a assinatura da adesão foi feita pelo reitor Luciano Schuch e pela empresa terceirizada responsável pelo RU, ISM Gomes de Mattos Eireli.

“Espero que a gente atinja a excelência para essas pessoas que estão aqui, os estudantes. Que a gente consiga atender às suas necessidades, atender o que elas precisam com cada vez mais qualidade. Principalmente segurança alimentar para nossa comunidade, que é nosso objetivo. Que saiam contentes, alimentados e com segurança”, comenta o reitor.

“É importante a adesão do RU nesse processo porque são muitas refeições, então é interesse público a gente ter um selo de qualidade em um restaurante que serve tantas refeições. A gente vai estar garantindo um alimento seguro para esse público”, relata Ana.

Próximos passos – A partir de terça-feira, deu-se início a uma série de verificações por parte das equipes que compõem o projeto, tanto a do RU quanto a do projeto. De acordo com Joeder, o RU tem um prazo para fazer as verificações. “Provavelmente até inicio do próximo semestre a gente vai ter um feedback com relação à categorização”, conta.

Texto e foto: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali