Bibliotecária da UFSM ministra palestra em seminário de biblioteconomia no Peru

Em Lima, Claudiane Weber proferiu a palestra intitulada “O bibliotecário em diálogo com o livro e a inteligência artificial”

Claudiane Weber no palco do 9º Seminário Internacional de Biblioteconomia e Informação (foto: arquivo pessoal)

Gestora da Subdivisão de Serviços à Pesquisa e Produção Institucional Científica (órgão da Biblioteca Central da UFSM), a bibliotecária documentalista Claudiane Weber ministrou a palestra de abertura do 9º Seminário Internacional de Biblioteconomia e Informação. Organizado pelo Instituto Cultural Norte-Americano Peruano, o seminário ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro, em Lima, na Biblioteca Nacional do Peru. Na ocasião, Claudiane proferiu, no Auditório Mario Vargas Llosa, a palestra intitulada “O bibliotecário em diálogo com o livro e a inteligência artificial”. O evento foi dirigido a profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes e demais interessados no campo biblioteconômico. E contou com mais de 270 pessoas nos dois dias de programação.

No turno da tarde, a servidora da UFSM ministrou, na sede do instituto, uma oficina sobre “Aportes da inteligência artificial às bibliotecas”. De acordo com ela, “o livro permanecerá insubstituível. Porque a folha de papel – o livro – é a ferramenta de conhecimento que deixa maior liberdade, ainda mais do que qualquer multimídia. E, ao chegar ao final (ou durante a leitura), sempre há o tempo e o espaço de uma ‘página em branco’ dentro de você, que só você poderá preencher com suas reflexões autônomas, sua metabolização pessoal. Além do mais, através das bibliotecas sempre poderemos acessar a todo o conhecimento, e não apenas um segmento, uma fração dele, programado em algoritmos de aprendizagem”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Biblioteca Central