Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Servidores da UFSM se mobilizam em ações de apoio aos participantes do Enade 2023

O exame ocorreu no domingo (26) e mobilizou servidores a prestar apoio aos mais de mil estudantes de 31 cursos da UFSM



foto vertical colorida com quatro pessoas, 3 homens e 1 mulher, ela aponta com uma mão para um pote que segura, com algo a ser dado, como bombons. Eles estão abraçados lado a lado
Representantes do curso de Engenharia de Produção da UFSM Campus Sede

Para um bom desempenho em uma avaliação, o aluno não depende apenas do conhecimento adquirido com os estudos, mas também de apoio e confiança para se sentir seguro e capaz. Pensando nisso, as coordenações de cursos, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFSM resolveram auxiliar os alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no último domingo (26), por meio de palavras de apoio e encorajamento e da distribuição de canetas e lanches. 

Ações dos servidores

Os estudantes contaram com o preparo prévio para o exame, como no caso do curso de Farmácia, que ofereceu para os participantes uma roda de conversa com diversos professores. “Muitos nos retornaram dizendo que foi bem importante. No geral, o pessoal saiu com a sensação de que a prova estava acessível”, conta o coordenador do curso de Farmácia do Campus Sede, Clóvis Paniz. Ele e outros colegas também estiveram presentes no local de prova oferecendo incentivo aos alunos. “Ficamos acompanhando a chegada dos alunos, conversando, motivando e animando para a prova. de forma bem leve e descontraída”.

Com isso, o cuidado dos servidores foi além da revisão dos conteúdos, eles se preocuparam também em reforçar a dose de confiança dos alunos. Segundo a coordenadora substituta do curso de Nutrição do Campus UFSM de Palmeira das Missões, Vanessa Ramos Kirsten, os professores de Nutrição estiveram presentes tanto Palmeira das Missões quanto em Santa Maria para realizar a distribuição de água, caneta na cor preta, e o mais importante, “apoio e desejo de boa sorte!”.

foto colorida horizontal com um grupo de mulheres em selfie, sorrindo, uma delas segura uma criança pequena
Representantes do curso de Nutrição de Palmeira das Missões

Os aproximadamente 62 participantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Florestal do Campus da UFSM de Frederico Westphalen também foram recepcionados com mensagens de carinho e incentivo, além da distribuição de canetas pretas e balas na Escola Estadual Técnica José Cañellas, local designado para aplicação da prova no município. A iniciativa foi organizada pela Comissão Setorial de Avaliação (CSA/FW), e também estiveram presentes o diretor da Unidade, Braulio Otomar Caron, e a vice-diretora, Eliane Pereira dos Santos, além de  professores dos cursos.

O exame

O Enade tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes. O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. 

foto colorida horizontal com sete pessoas, homens e mulheres, abraçados lado a lado, em um corredor coberto protegido do sol
Iniciativa foi da Comissão Setorial de Avaliação (CSA) de Frederico Westphalen

A avaliação, realizada anualmente, contou com 408.037 inscritos em todo o país. Já na UFSM, foram inscritos 1.351 estudantes de todos os campi, concluintes de 31 cursos. Mesmo a prova sendo realizada todos os anos, os cursos são intercalados em um intervalo de três anos. Em 2023, foram avaliados cursos de bacharelado em áreas como ciências da saúde, ciências rurais, ciências naturais, ciências sociais aplicadas e engenharias. Além disso, também foram avaliados cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio. 

Os discentes puderam escolher o local de prova de acordo com a disponibilidade, já que muitos realizam estágios e outras atividades fora dos municípios onde ficam localizados os campi da universidade. A coordenadora substituta do curso de Nutrição da UFSM-PM, Vanessa Ramos Kirsten, conta que os 26 alunos do curso estavam distribuídos pelas cidades de Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Porto Alegre e Teresópolis, Rio de Janeiro.

A relação dos estudantes em situação regular com o Enade deve ser divulgada no dia 4 de Janeiro. Já para os alunos que não puderam comparecer por motivos citados no edital, os pedidos de dispensa poderão ser feitos entre 4 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024. A medida só é válida para os que já responderam o Questionário do Estudante, obrigatório para todos os concluintes, que visa levantar dados que caracterizam o perfil do estudante e seus processos formativos. As respostas são aliadas aos resultados do Enade e contribuem para o cálculo do dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O prazo para o preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso começou na segunda (27) e vai até 8 de dezembro. 

Texto: Júlia Weber, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Divulgação
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64712

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes