Projeto Esperançando da UFSM produziu curta-metragem com adolescentes

Estreia do curta de terror ocorrerá no sábado (9)

Ao longo de 2023, o projeto de extensão Esperançando da UFSM, que realiza ações com adolescentes das instituições de acolhimento de Santa Maria, não se limitou a atividades convencionais, mas usou o universo da literatura e do cinema como ferramenta pedagógica. Uma das ações realizadas foi coordenada pela professora do Centro de Educação (CE) Jane Schumacher, da Frente de Ações Educacionais, juntamente com acadêmicas do curso de Letras-Inglês, Pedagogia, Terapia Ocupacional e da jornalista formada pela UFSM Julia Goulart, voluntária que fez a direção final que resultou na produção de um curta-metragem do gênero terror intitulado “Uma manhã de terror”.

Em uma abordagem inovadora, foram conduzidos ao longo do ano sete encontros nos quais contos de terror foram lidos, discutidos e analisados. A partir desses encontros, os adolescentes e a equipe coordenada pela professora elaboraram um roteiro para o curta e os personagens foram se moldando a partir das escolhas individuais. Os jovens estarem à frente com sugestões e propostas já é habito na organização de atividades do projeto, e assim foi com a escolha da temática. Em 2022 eles já haviam experienciado a gravação de outro curta com a mesma temática e gostaram tanto que pediram para repetir. As filmagens foram realizadas nas instalações da antiga Reitoria da UFSM, no centro de Santa Maria.

A utilização do gênero de terror foi uma estratégia para tornar atrativas aos adolescentes as ações desenvolvidas pela equipe. Esse gênero promoveu um engajamento e participação dos jovens nas atividades educacionais propostas e diversificou as ações da Frente Educação, tornando-as mais dinâmicas e adaptáveis às diferentes preferências de aprendizagem. A abordagem utilizada foi sensível às diferenças individuais, culturais e éticas, promovendo o compartilhamento de vivências, o engajamento e a participação nas atividades e na produção do curta do Projeto Esperançando de 2023.

A estreia do curta ocorrerá no próximo sábado (9), apenas para participantes e convidados do projeto.