Progredir Geoparque Quarta Colônia realiza formatura de mais de 40 estudantes em Pinhal Grande

No município, oProgredir Geoparque Quarta Colônia promoveu, em dois anos, 276 horas de formação

Foi realizada, na noite de segunda, 11, a formatura de quatro cursos do programa Progredir Geoparque Quarta Colônia no município de Pinhal Grande. Mais de 40 estudantes concluíram os cursos de Habilidades Culinárias básicas e Atendimento em Restaurante; Sabão, Sabonetes e Cosméticos Naturais; Bordado Livre II; e Domínio Comum. Esta foi a última formatura do programa na cidade, encerrando um ciclo de dois anos de atividade no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO.

Para a responsável pelo Progredir junto à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, Angelita Zimmermann, os momentos de formatura representam toda a alegria presente no programa e as conexões entre os conhecimentos tradicionais e acadêmicos que transformam o território. Angelita enfatizou o Progredir como uma ação de reconexão das estudantes consigo mesmas e com esse lugar único no mundo, permitindo que se reconheçam como fundamentais para a existência do Geoparque.

Leandro Gabbi, do Desenvolvimento Regional da UFSM, lembrou do protagonismo exercido pelas formandas do programa no Geoparque Quarta Colônia, agregando conhecimento e proporcionando o desenvolvimento sustentável da região. Leandro também ressaltou que o Progredir é o maior programa de capacitação e de formação que o território já recebeu, contribuindo significativamente para a melhora da autoestima e para a qualidade de vida no Geoparque.

De acordo com a secretária da Assistência Social e Habitação de Pinhal Grande, Denize de David, acompanhar os cursos e a evolução das participantes do programa foi emocionante. Denize destacou as trocas de experiências e as oportunidades de convivência entre as participantes proporcionadas pelo Progredir, construindo saberes e possibilitando novas conquistas pessoais às egressas.

Progredir Geoparque Quarta Colônia em números – Pinhal Grande

Iniciado em 2022 no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, o Progredir encerra suas atividades neste mês. O programa é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos nove municípios que integram o território e conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Governo Federal).

No município de Pinhal Grande, o Progredir Geoparque Quarta Colônia promoveu, em dois anos, 276 horas de formação, divididas em 07 cursos com mais de 221 participantes inscritos – representando, aproximadamente, 6% da população local.