“Aniversário tem que ter bolo”: comemoração dos 63 da UFSM segue durante a tarde

A sequência da programação contou com o tradicional “parabéns pra você” e com um bolo de aniversário que foi compartilhado com a comunidade acadêmica

A vice-reitora, Martha Adaime, e o reitor, Luciano Schuch, deram início ao canto de parabéns à UFSM

“Parabéns pra você, nesta data querida! Muitas felicidades, muitos anos de vida!”. O tradicional canto presente nas festividades de aniversário também fez parte da comemoração dos 63 anos da UFSM. Na tarde desta quinta-feira, 14, a programação, que iniciou de manhã com o lançamento do VT Institucional e premiação de pesquisadores, teve sequência com um momento simbólico de “parabéns pra você” e entrega de bolo.

O momento iniciou com a fala do reitor, Luciano Schuch, e da vice-reitora, Martha Adaime, que parabenizaram a UFSM pelos 63 anos e deram início ao canto de parabéns para a Universidade, que foi acompanhado por alunos, técnico-administrativos em educação e docentes que estiveram presentes no hall da Reitoria. A vice-reitora destaca que essa integração é importante porque representa todos que passam pela UFSM e por trazer símbolos que não podem faltar em uma festa de aniversário. “Durante a organização dessa programação, nós pensamos que aniversário tem que ter bolo, né? Aí o desafio de fazer um bolo que pudesse ser partilhado com diversas pessoas”, completa Martha. E o resultado foi um bolo de 2 metros de comprimento e 73 centímetros de largura.

Bolo era recheado de chocolate com merengue de limão siciliano

A responsável por garantir que o aniversário da UFSM tivesse o tradicional bolo foi Rosângela Moro. Ela é feirante na Polifeira do Agricultor há seis meses e conta que foi um desafio em dose dupla: “Primeiro, pelo tamanho. E o segundo desafio foi aprender a fazer o bolo [risos] porque foi meu primeiro bolo de aniversário assim. Eu tive que estudar, pesquisar e fazer as medidas certinhas. A intenção da decoração foi criar um caminho, que foi composto por frutas orgânicas da Polifeira – por significar a jornada de quem fez parte da história da UFSM. O merengue maçaricado foi usado para remeter ao marrom da terra e à fertilidade.

As massas e os recheios foram feitos na indústria familiar em que Rosângela atua e a montagem foi realizada no laboratório do Politécnico com a ajuda dos pais e da funcionária Ana. Apesar do desafio, Rosângela conta com um sorriso largo sobre a experiência: “Eu confesso que escorreu uma lágrima, tô muito emocionada. Quando o bolo chegou todo mundo gritou e para mim foi incrível, não sei nem explicar”, afirma a feirante.

Dezenas de pessoas se reuniram para momento do parabéns e distribuição do bolo

O bolo de aniversário feito pela Rosângela foi compartilhado com as dezenas de pessoas que estiveram no local, como Adriana Ribas, servidora da Instituição desde 1991. Ela conta que participa da programação há mais de 30 anos e, neste ano, não poderia ser diferente. “Para mim é uma honra porque eu sou uma das pessoas que está há bastante tempo aqui. Me sinto orgulhosa de fazer parte do time da Universidade. A UFSM é tudo de bom”, afirma Adriana.

A programação do 63º aniversário da UFSM segue durante a noite. Às 20h, no Centro de Convenções, será realizado o espetáculo Concertos Sinfônicos: Beatles Everywhere, uma parceria da Orquestra Sinfônica de Santa Maria com a Magical Mystery Band.

Texto e fotos: Thais Immig, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista