UFSM lança novo vídeo institucional

Objetivo da produção é retratar a experiência e as vivências de ser estudante da Instituição

Ao longo do ano de 2023, a TV Campus, da Coordenadoria de Comunicação Social, produziu o novo vídeo institucional da UFSM. A produção retrata a experiência de ser estudante da Universidade: a emoção de ingressar na instituição, a convivência com colegas e professores, a participação em atividades culturais e acadêmicas, a vivência no campus e o momento da formatura. O lançamento do vídeo aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), dentro da programação do 63º aniversário da UFSM.

O publicitário Pedro Amaral, diretor do VT, conta que a concepção do vídeo surgiu a partir de diálogos com a gestão da Instituição, que desejava um material que mostrasse como era ser estudante na Universidade. “Esse VT veio na intenção de ser mais publicitário, mais sensorial, emotivo e de curta duração. A partir do briefing passado, a TV Campus teve bastante liberdade criativa. A gestão confiou em nossa visão e permitiu que a gente executasse. Esperamos que o pessoal goste e se identifique”, comenta o diretor.

Assista ao novo vídeo institucional:

Bastidores

Para a criação do vídeo, além das etapas de pré-produção, foram necessárias 17 diárias de gravação, 11 locações internas e 6 externas, entre os dias 17 de agosto e 27 de outubro de 2023. Pedro conta que o grande desafio nesta etapa foi a gravação das cenas externas, que precisavam de boas condições climáticas. “As cenas externas foram bem desafiadoras, porque a gente tinha que contar sempre com as condições do tempo. Várias vezes remarcamos as gravações, porque precisávamos de sol, e estava chovendo ou nublado. São coisas que não temos controle e foi um desafio grande para a equipe”, comenta. Ao todo foram 16 locações e 142 takes.

O elenco principal foi composto por três atores: Thayná Máximo, Tarso Pimentel e Maria Antonia Saccol. Todos são egressos ou estudantes do curso de Artes Cênicas da UFSM. “Nós optamos por chamá-los para essa produção, porque eles são pessoas com formação na área e são formados aqui pela UFSM. Isso é muito bacana, porque a Instituição capacita pessoas, forma artistas, atores e atrizes, e como queríamos manter a qualidade e entregar um trabalho bastante profissional, entendemos que era necessário ter pessoas da área na linha da frente desse VT”, explica.

Em relação aos figurantes, a equipe contou com pessoas de vários cursos. “Foi um total de 101 figurantes. A gente mobilizou toda essa galera, pois, para nós, era importante que mostrássemos os espaços da UFSM povoados com estudantes. Não fazia sentido termos apenas o elenco principal e os espaços vazios. Do ponto de vista técnico, tivemos um trabalho com esses figurantes em relação ao figurino, à ação que iam desempenhar e à posição em cena”, explica. O diretor também destaca o trabalho da diretora de arte e figurinista Emylle Ziegler, egressa do curso de Publicidade e Propaganda da UFSM, que planejou todos os figurinos de cada uma das pessoas que aparecem no vídeo, para manter a estética e a qualidade do material produzido. Ao todo, foram 114 figurinos.

O diretor do VT, que é editor de imagens na TV Campus, também ressaltou o trabalho de toda a equipe emissora, envolvida na produção, da parceria com o Estúdio 21 para a composição da música original, e dos assistentes Emili Krugel, Natália de Souza, Pedro Pagnossin, bolsistas que auxiliaram nas rotinas de gravação. “A gente fez questão de ter esses assistentes conosco, porque a nossa equipe já era pequena. Precisávamos ter essa mão de obra e, também, fornecer essa formação para esse pessoal. Para eles, é muito bom ter essa experiência de trabalharem numa produção de audiovisual como VT”, finaliza.

Direção, produção, roteiro e montagem: Pedro Amaral
Produção, roteiro e motion graphics: Gabriel Soares