Livro de professor da UFSM é premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

Após vencer a etapa estadual, o livro vai concorrer na fase nacional da Premiação IAB 2023

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul, o professor Ricardo de Souza Rocha teve novamente um livro de sua autoria premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A seção gaúcha da entidade agraciou o professor com a Premiação IAB 2023, na categoria Cultura Arquitetônica, pela obra intitulada Arquitetura Brasileira do Século XX: Ensaios para uma História Outra, publicada neste ano pela Editora Annablume. Após vencer a etapa estadual, o livro vai concorrer na fase nacional da premiação, cujo resultado está previsto para ser divulgado em janeiro de 2024.

Pela mesma categoria, Ricardo já havia ganhado em 2021, na etapa nacional do prêmio, uma menção honrosa pela obra Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e Construção Luso-Brasileira, publicada em 2020 pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). Com relação ao seu livro de ensaios, vencedor da etapa estadual, é possível conferir uma sinopse abaixo:

Sinopse – Do ponto de vista de um representante da história canônica sobre a arquitetura brasileira do século XX, este livro trataria de micro-história. O expediente por trás do uso do rótulo é claro e objetiva manter à margem pontos de vista questionadores. Posta em xeque por todos os lados neste século 21, a história canônica ou canonizante, não obstante, vê seus alicerces balançarem. Como nota o pesquisador argentino Luís Müller, no prefácio deste livro, os ensaios aqui contidos propõem justamente questionar as estruturas centrais da história canônica a partir das margens, de temas e personagens esquecido(a)s ou obliterado(a)s. É o que insinua o autor, ao lembrar a tradição casuística, principalmente com relação ao caso marginal, em sua capacidade de iluminar o todo. É o que encontrará o leitor ao longo destas páginas: fenômenos, acontecimentos e estruturas sociais; indivíduos, grupos e comunidades de sentidos; micro-história e história total – uma viagem por cinco ensaios como em um grand tour historiográfico.