Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MEC lança mapa interativo da educação superior em parceria com a UFSM

Na plataforma é possível encontrar informações sobre instituições, cursos e vagas ofertadas



Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou, na sexta-feira (19), a plataforma MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior. A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional. 

O MEC Conecta foi lançado na versão beta (de teste), a fim de ser construído com a colaboração dos usuários. A ideia é convidar estudantes, professores, produtores de conteúdo e o público em geral para registrarem sua opinião sobre navegabilidade, design e conteúdo, além de indicarem quais informações gostariam de ver na plataforma, mediante a aba “Construa com a gente”, que fica na página inicial ou dentro do ícone “Menu”. 

A atual versão da plataforma apresenta: 

  • Informações gerais sobre todas as universidades federais, estaduais e municipais do País; 
  • Dimensão das instituições, as cidades em que atuam e os cursos que oferecem; 
  • Detalhamento específico de cada curso, como duração, turno, modalidade, nível de concorrência e avaliação de qualidade; 
  • Número de vagas em cada curso, dentro e fora do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); 
  • Relação com o mercado de trabalho, a partir de indicadores como o salário médio nacional e estadual. 

Ao acessar o MEC Conecta, o usuário poderá fazer buscas pelas abas “Área”, “Curso” ou “Estado”. A navegação também poderá ser feita pelo mapa interativo do Brasil, que vai exibir as instituições de educação superior, ou pelo ícone “Confira as áreas do conhecimento”. 

Parceria MEC e UFSM

As funcionalidades do MEC Conecta foram apresentadas no pré-lançamento da plataforma, que aconteceu na quinta-feira (18),  por Fernando Pires Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador da iniciativa na Instituição. 

Além dele, também atuaram no projeto outras 22 pessoas, entre docentes, técnicos administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM de diferentes campi (veja equipe completa abaixo). O projeto é multidisciplinar e integra as áreas Administração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Desenho Industrial, Ciências Econômicas e Comunicação Social. 

O trabalho do grupo iniciou a partir de uma demanda do Ministério da Educação e, através de um convênio com a UFSM, a plataforma está sendo desenvolvida com o objetivo de auxiliar estudantes na escolha do seu curso superior. Além disso, a iniciativa também possibilita realizar uma consulta pública que identifique as demandas informacionais e comunicacionais da população usuária da plataforma, para que o desenvolvimento das funcionalidades atenda as necessidades da população e o interesse público. O propósito é que a pesquisa contribua para a escolha dos cursos, com informações na categoria de utilidade pública, referente a direitos e serviços em educação superior pública federal, resultando assim em uma menor taxa de evasão acadêmica e maior preenchimento de vagas nas instituições públicas.

Os resultados da consulta, bem como a análise de dados de uso da plataforma estão sendo monitorados diariamente pela equipe e as sugestões recebidas já estão sendo implementadas. Desde o lançamento, 3,7 mil usuários navegaram no MEC Conecta em busca de informações e interagiram com os dados disponíveis. A entrega da versão final está prevista para agosto de 2024.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO
FERNANDO PIRES BARBOSA

EQUIPE TI
JOAO CARLOS DAMASCENO LIMA
JOAO VICENTE FERREIRA LIMA
GIANA LUCCA KROTH
RAPHAEL VIEIRA MIOLLO
DOUGLAS PEREIRA PASQUALIN
GIULIANO GERALDO LOPES FERREIRA
MATEUS AUGUSTO VARGAS CARDOSO
GLEISON ANTONIO PIRES DA SILVA
GIORDANO LIMA

EQUIPE DESENHO INDUSTRIAL
DÉBORA AITA GASPARETTO
FABRICIO AREND MAICA PEREIRA
GABRIEL ALEXANDER CARDOSO
GUSTAVO DOS SANTOS MIRANDA
NATHALIE COELHO CRISPIM

EQUIPE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
NILSON LUIZ COSTA
GABRIEL NUNES DE OLIVEIRA
ANDRÉ LUIS SALDANHA BOTTON
LUCAS FRANCA TANARO

EQUIPE COMUNICAÇÃO
JAQUELINE QUINCOZES DA SILVA KEGLER
EDUARDA SANTANA DE MELLO
ELISE FERNANDA POZZOBON MELCHIOR
NICOLE LORENZON DE SOUZA

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
Ilustração da matéria feita com material do sistema MEC Conecta. Crédito Equipe MEC Conecta.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65043

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes