Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM abre 66 vagas em cursos de graduação para atletas de alto rendimento

As vagas são para atletismo, handebol, vôlei e futsal. Os atletas selecionados vão compor as equipes da UFSM nessas modalidades



Estão abertas até o dia 29 de fevereiro as inscrições, de forma gratuita, no Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento da UFSM. Há ao todo 66 vagas abertas, distribuídas em 49 cursos de graduação, nos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. As vagas são para atletismo, handebol, vôlei e futsal, nas categorias masculina ou feminina. Os candidatos selecionados vão obrigatoriamente compor as equipes da UFSM nessas modalidades. No entanto, para os três campi fora de sede, há vagas somente para atletismo. O processo seletivo consiste em análise do desempenho esportivo e do desempenho acadêmico – por meio da nota de alguma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Poderão concorrer atletas na faixa etária dos 16 aos 23 anos (jovens talentos), bem como ex-atletas de nível internacional – categoria que inclui também desportistas de outras modalidades além das mencionadas acima. Para comprovar a condição de atleta de alto rendimento, é necessário declaração de federações estaduais ou confederação nacional de atletismo, handebol ou vôlei. No caso do futsal, os jogadores podem apresentar declaração da Confederação Brasileira (CBFS) ou da Liga Nacional de Futsal; há ainda as opções de apresentar cópia do boletim informativo diário da CBFS ou cópia da súmula de partida em que jogou.

Conforme a resolução Nº 125/2023, as vagas para atletas de alto rendimento constituem-se em vagas adicionais, portanto não comprometem a oferta regular de vagas originárias dos cursos nem o processo de Vagas Complementares da UFSM.

O quadro completo de vagas consta no edital Nº 015/2024 da Pró-Reitoria de Graduação, onde também se encontram instruções detalhadas para inscrições, documentação exigida, fórmula de cálculo da nota final e critérios de desempate, entre outras informações.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65131

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes