Acompanhada de comemoração dos calouros, UFSM divulga a lista de aprovados no Vestibular 2024

Ao todo, foram mais de mil aprovados na chamada regular do Vestibular

Steffany Almeida comemora a aprovação em Enfermagem, ao lado do namorado

Os novos calouros da UFSM foram conhecidos na tarde desta sexta-feira (16). A leitura do listão foi realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, no campus sede, e aberta à comunidade. Ao todo, foram 1.006 aprovados na chamada regular, o que representa o preenchimento de 55% das vagas ofertadas.

O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, avalia de forma positiva a realização do Vestibular, desde a elaboração da prova até a leitura dos aprovados. “Um processo que teve um andamento muito positivo. Teve uma boa participação, um bom engajamento da comunidade. Também um bom trabalho de correção e que culmina com o dia de hoje”, afirma Jerônimo. Antes da leitura dos aprovados, a vice-reitora, Martha Adaime também destacou a intensa participação da comunidade acadêmica e externa durante todo o processo seletivo: “é muito especial porque todos esses nomes chegam nas casas e atingem os aprovados, suas famílias e amigos”.

Para o reitor Luciano Schuch, esse é um momento de alegria e também de preparação para o semestre. “Dia 11 [de março] iniciam nossas aulas. São 28 mil alunos que voltam para a nossa universidade. Então, esse é o nosso grande objetivo no momento: dar as condições para que toda a nossa comunidade acadêmica retorne com aquela grande alegria que torna o campus lindo”, afirma o reitor.

Estou realmente muito emocionado, a universidade parece incrível”

Acompanhado de um amigo, Davi Martins (à dir.) celebra a aprovação em Engenharia Aeroespacial

A leitura dos classificados foi acompanhada por vestibulandos e familiares que estiveram no prédio da Reitoria. Esse foi o caso de Steffany Ariany Matte Almeida, de 19 anos, que veio acompanhada do namorado Samuel. Eles aguardavam, ansiosos, a lista de aprovados no curso de Enfermagem. “Eu vim mais pela ansiedade, quero logo o resultado. Estou tentando ser otimista, mas é difícil”, afirma Steffany. Após a leitura do nome na lista de aprovados, a ansiedade deu lugar à alegria de ingressar na área da saúde.

Davi de Assis Martins acompanhou de perto a leitura do nome na lista de aprovados no curso de Engenharia Aeroespacial. Ele reside em Rosário do Sul e aproveitou a formatura da irmã, que acontece nesta sexta-feira à noite, para acompanhar a leitura dos nomes. “Eu estava com uma expectativa baixa, mas quando escutei o nome eu… não sei, estou realmente muito emocionado. A universidade inteira parece ser incrível. Aqui era a minha primeira e única opção”, conta Davi.

Para o pró-reitor Jerônimo, a presença dos candidatos e familiares mostra a proximidade com a comunidade durante todo o processo do Vestibular. “É justamente nesse sentido: a comunidade acolhe o vestibular e o Processo Seriado e a UFSM também acolhe eles nesse momento”, conclui o gestor.

Com transmissão pela UniFM 107.9 e Universidade 800 AM, emissoras públicas de rádio da UFSM, a leitura dos nomes do listão foi realizada por dois profissionais das rádios e dois bolsistas da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM: o jornalista Ciro Oliveira e a diretora de produção Débora Flores Dalla Pozza, em conjunto com os estudantes Milene Eichelberger e Nick Santos, ambos do curso Jornalismo.

Outras informações constam na página www.ufsm.br/vestibular.

Texto: Thais Immig, jornalista voluntária

Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali