Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sedia iniciativa internacional para monitoramento da camada de ozônio e radiação solar

Campanha ibero-americana tem colaboração da Agência Estatal de Meteorologia da Espanha e da Organização Meteorológica Mundial



Começam nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 8 de março as atividades de um evento de grande importância internacional sediado pela UFSM nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se da 1ª Campanha Ibero-Americana de Calibração e Intercomparação de Instrumentos para Medição de Ozônio Total e Radiação Solar Ultravioleta, em colaboração com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) da Espanha e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Durante as próximas semanas, a UFSM receberá mais de 20 especialistas e operadores de instrumentos de diversos países ibero-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile e Equador. O foco desses profissionais será atualizar e calibrar os instrumentos utilizados na medição do ozônio e da radiação solar ultravioleta, atividades cruciais para monitorar a saúde da camada de ozônio e os níveis de radiação ultravioleta que atingem a superfície terrestre.
 
A campanha será dividida em três fases: uma primeira semana dedicada à atualização da instrumentação, uma segunda semana em que será ministrado um curso de formação de operadores pela Aemet e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e uma última semana em que será realizada a calibração propriamente dita. Os instrumentos calibrados serão integrados na rede Eubrewnet.
 
Um dos destaques desta campanha é a integração dos resultados à rede Eubrewnet, uma iniciativa desenvolvida pela Aemet que permite o monitoramento em tempo real da camada de ozônio e dos níveis de radiação ultravioleta em todo o mundo. Com isso, a UFSM consolida sua posição de referência na pesquisa atmosférica e fortalece os laços de cooperação entre os países ibero-americanos em questões ambientais e científicas de relevância global.
 
Com informações da Subdivisão de Comunicação do Centro de Tecnologia
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65182

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes