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Confirmação de vaga do Vestibular UFSM 2024 acontece desta terça (20) até quinta (22)

Webconferências das cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência serão agendadas para sexta (23)



As pessoas classificadas na edição de 2024 do Vestibular UFSM terão entre os dias 20 e 22 de fevereiro para realizar sua confirmação de vaga no processo seletivo.

A confirmação consiste no envio digital da documentação descrita no Edital 019/2024, anexo ao Edital 131/2023, através do Portal de Confirmação de Vaga, de acordo com a modalidade (cota ou ampla concorrência) pela qual a pessoa acabou sendo classificada, e não pela qual originalmente se inscreveu. 

A disposição das vagas e a ordem de ranqueamento e migração de modalidade, seguindo as alterações recentes na legislação, estão descritas nos itens 2 e 3 do Edital e na nota informativa.

A documentação geral, a ser enviada por todas as pessoas classificadas, está descrita das páginas 07 a 09 do Edital. Já a documentação específica das cotas e das vagas suplementares está listada das páginas 09 a 16 do Edital.

CONFIRMAÇÃO DE VAGA NO PORTAL UFSM – De 20 a 22 de fevereiro, as pessoas classificadas devem:

1 – conferir seu nome na Listagem Definitiva de Pessoas Classificadas e verificar por qual modalidade classificou-se;

2 – organizar antecipadamente toda a documentação em formato digital, de acordo com sua classificação por cota ou ampla concorrência, consultando os modelos de documentos apresentados no Edital 019/2024;

3 – realizar o login no Portal de Confirmação, selecionando o concurso “Processo Seletivo Vestibular UFSM 2024” e informando SOMENTE O CPF E A DATA DE NASCIMENTO em formato DD/MM/AAAA (não inserir número de inscrição);  

4 – Enviar, de uma só vez, toda a documentação exigida no Edital e clicar em SALVAR ao fim do processo;

5 – Em caso de mensagens de erro durante o envio, observar as seguintes dicas:

  •  Baixe os arquivos para o computador ou celular antes de inseri-los no Portal. Se os seus arquivos estiverem em pendrives, drives virtuais ou serviços de nuvem como Google Drive ou Dropbox, baixe-os em seu celular, tablet ou computador antes de realizar o upload no Portal de Confirmação de Vaga;
  • Tente trocar de navegador ou dispositivo. Se você estiver com dificuldade de inserir documentos, confira se a sua internet está estável e faça nova tentativa em outro navegador (Chrome, Firefox ou outros). Se o erro permanecer, tente outro celular, tablet ou computador;
  • Cuide o tamanho dos arquivos. O Portal de Confirmação de Vaga aceita documentos de até 25 MB e apontará erro caso haja documentos com tamanho acima do permitido;
  • Preencha com cuidado informações nas caixas de texto. Por exemplo, não confunda o preenchimento do ano (quatro dígitos, no formato AAAA) com preenchimento da data (formato DD/MM/AAAA).

WEBCONFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS – No dia 23 de fevereiro, será publicado junto ao Edital o Cronograma das Webconferências via Google Meet. Elas são obrigatórias para pessoas classificadas pelas cotas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, correspondendo aos códigos LB_Q, LI_Q, LB_PPI, LI_PPI, LB_PCD e LI_PCD.

As webconferências serão realizadas no próprio dia 23. O link de acesso à plataforma Google Meet será enviado para o e-mail cadastrado de cada candidato(a).

O acesso à sala deverá ser realizado estritamente no dia e horário estipulados no cronograma para o(a) candidato(a), e o link não deverá ser compartilhado com terceiros. Não são permitidos procuradores.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda aos candidatos a escolha de ambiente silencioso e iluminado para a realização da webconferência, bem como a testagem prévia dos aparelhos a serem utilizados (qualidade de conexão, bateria, fone, microfone, câmera, computador, celular ou tablet).

DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO – Os documentos enviados pelas pessoas classificadas nas cotas e na ampla concorrência, além das webconferências, serão objeto de análise das respectivas subcomissões que integram a Comissão de Ingresso Acadêmico da UFSM.

Os(as) candidatos(as) deverão monitorar diariamente sua conta de e-mail, inclusive caixas de spam e lixo eletrônico, à espera de mensagem de deferimento ou indeferimento da vaga.

Como não há prazo fixo para envio do e-mail pela UFSM, este acompanhamento deve ser constante por parte da pessoa interessada.

Em caso de deferimento, o(a) candidato(a) receberá seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil.  

Sua matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso será feita automaticamente pela UFSM. O(a) acadêmico(a) poderá buscar outras informações contatando a Coordenação e a Secretaria no site de seu respectivo Curso, o qual pode ser pesquisado através do link ufsm.br/graduacao.

O quadro de disciplinas e horários do(a) acadêmico(a) vai gradualmente aparecer no Portal Estudantil, bem como diversas funcionalidades referentes a Biblioteca, Restaurante Universitário e Benefício Socioeconômico. Também estará disponível a geração de relatórios, atestados e declarações, como o Comprovante de Matrícula.

O(a) calouro(a) também poderá realizar em seu smartphone o download do aplicativo UFSM Digital, que facilita o acesso às funcionalidades do Portal Estudantil. Além disso, o Manual de “Sobrevivência” de Estudantes na UFSM traz dicas valiosas para uma boa adaptação nos primeiros meses de estudo.

Em caso de indeferimento, o(a) candidato(a) receberá um e-mail que concede um prazo de até 72 horas, a partir do envio da mensagem, para novo acesso ao Portal de Confirmação, a fim de que faça a correção ou complementação de documentos e informações prestadas. Caso o indeferimento seja mantido, o(a) candidato(a) perderá a vaga, a qual será destinada a chamadas subsequentes.

NOVAS CHAMADAS – Candidatos(as) que atingiram o ponto de corte do curso, além de nota igual ou superior a 3,0 na prova de redação, permanecerão como “aptos à lista de espera“, devendo aguardar futuras chamadas no site ufsm.br/vestibular.

INFORMAÇÕES GERAIS – Alunos(as) interessados em concorrer aos Editais de Benefício Socioeconômico (BSE) e de acesso à Moradia Estudantil devem acompanhar as publicações da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no site ufsm.br/prae. Informações sobre Restaurante Universitário, BSE e moradia devem ser solicitadas ao email prae@ufsm.br

A conclusão do Ensino Médio é condição legal para ingresso nos cursos ofertados pelo Vestibular UFSM. Cabe às pessoas interessadas acompanhar adendos, homologações, convocações e possíveis erratas ou retificações, referentes aos editais do Vestibular e seus anexos.

Outras informações sobre o Vestibular podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo email falecom@nisa.ufsm.br.

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