UFSM Palmeira das Missões junta-se à Força-Tarefa de Combate à Dengue na região norte do RS

Campus disponibilizará testes de RT-PCR para diagnóstico diferencial de dengue, chikungunya e zika

foto colorida horizontal com pessoas reunidas num grande círculo em uma área verde, com gramado sob sombra, ao fundo uma casa azul e branca e árvores
A iniciativa tem como objetivo traçar estratégias eficazes para combater a dengue e o mosquito transmissor da zoonose no norte do RS

Na última quinta-feira (22), a UFSM Campus Palmeira das Missões desempenhou um papel fundamental na força-tarefa voltada para o enfrentamento da dengue nas cidades de Redentora e Tenente Portela.

A iniciativa reuniu a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), juntamente com as Coordenadorias Regionais de Saúde, líderes indígenas, prefeitos, secretarias de saúde e Direção da UFSM-PM. O objetivo foi traçar estratégias eficazes para combater a dengue e o mosquito transmissor da zoonose nessas localidades.

Nos próximos dias, o Campus da UFSM disponibilizará testes de RT-PCR (técnica de biologia molecular) para diagnóstico diferencial de dengue, chikungunya e zika tanto para os municípios quanto para os laboratórios da região norte do Rio Grande do Sul.

foto colorida retangular com sete pessoas sentadas em uma sala iluminada por uma janela
Direção da UFSM-PM participou da reunião para traçar estratégias

O professor Daniel Graichen, vice-diretor do Campus e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva, enfatiza a relevância da Universidade em disponibilizar sua estrutura à comunidade em momentos de dificuldade.

“Esta é mais uma ação em que a UFSM contribui ativamente, e toda a comunidade se beneficia da estrutura montada durante a pandemia de Covid-19. O conhecimento gerado nesse evento anterior pode ser aplicado de forma significativa nesta oportunidade, fortalecendo os esforços de combate à dengue na região”, afirma.

A UFSM Palmeira das Missões reitera seu compromisso com a saúde pública e sua disposição para colaborar ativamente na busca por soluções que beneficiem toda a comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM-PM