Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup do InovaTec UFSM participa de um dos maiores eventos do setor de energia do mundo

O DistribuTech International começou na terça (27) e segue até esta quinta-feira (29), em Orlando, na Florida



A Fox IoT, que está no ecossistema de inovação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, apresentará seu portfólio no DistribuTech International, um dos maiores eventos do mundo de transmissão e distribuição de energia, que acontece de 27 a 29 de fevereiro, no Orange County Convention Center, em Orlando (nos EUA).

Empresa instalada na Pulsar Incubadora Tecnológica, a Fox IoT será a única startup brasileira a expor no DistribuTech International. “É um evento gigantesco, o maior evento de distribuição de energia e transmissão de energia dos Estados Unidos e talvez do mundo. Nós nos inscrevemos por iniciativa própria. Após a avaliação, fomos selecionados para expor”, afirmou o CEO da Fox IoT, Filipe Carloto. Ele explicou que a Fox estará presente no espaço chamado Initiate Startup Program, junto a outras 47 startups, apresentando seu portfólio de soluções para o setor elétrico, que inclui: sistemas de medição inteligente de energia, inteligência artificial na transmissão de energia elétrica e plataforma de análise de dados de medidores inteligentes.

Durante o DistribuTech International, a startup buscará explorar o mercado americano e encontrar referências que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios da Fox. “Estamos iniciando uma iniciativa de expansão e com este evento procuramos parceiros que possam impulsionar nossas soluções nos Estados Unidos, pois temos soluções que podem atender plenamente o mercado americano”, comenta Filipe, ao ressaltar suas expectativas com o evento.

Além da Fox IoT, o Brasil estará representado por uma comitiva de 25 empresas, organizadas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Agência de Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que exporão no Pavilhão Brasil. De acordo com Monique Morata, gerente de relações internacionais da Abinee, esta será a maior participação brasileira na feira.

Para Filipe, estar no evento é uma oportunidade de ter visibilidade dentro da comunidade de startups, de networking com profissionais do setor elétrico e de exposição a potenciais parceiros e clientes brasileiros e internacionais. “Haverá comitivas brasileiras que vão visitar o evento e esperamos encontrá-los lá. Geralmente são empresas e pessoas que procuram por inovações e certamente o contato inicial se torna mais fácil com toda essa exposição dentro do evento”, explica. Além disso, a presença da Fox IoT no DistribuTech International é uma etapa crucial para a internacionalização da startup e a exploração de novos mercados.

A ideia de criar a startup surgiu no final da graduação de Filipe Carloto, que é egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFSM. Desde sua criação, vem evoluindo constantemente no desenvolvimento de soluções para o setor elétrico. Atualmente a startup tem sede na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM. Conta com 12 funcionários, das áreas de engenharia, marketing e desenvolvimento web, além de bolsistas da UFSM que trabalham nos projetos de telemedição, smart metering, monitoramento inteligente de transformadores e smart grids para melhorar a eficiência do sistema, combater perdas e garantir qualidade de energia.

O gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica, Anderson Cardozo Paim, destaca que a participação da Fox no evento é uma chancela da evolução do negócio e das soluções tecnológicas que a equipe desenvolveu ao longo tempo. “Isso é resultado do envolvimento da startup em projetos de pesquisa e desenvolvimento, o que propiciou uma inserção no mercado do setor de energia. Assim a equipe da Fox pode entender quais eram as reais necessidades desse setor e de que forma, unindo suas expertise e capacidades tecnológicas, pode solucionar desafios do setor energético”, complementa Anderson.

Texto: Assessoria de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65269

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes