UFSM lança podcast sobre teoria quântica e desinformação

Parceria entre pesquisadores e jornalistas estreia nesta quinta, 29 de fevereiro, nos principais tocadores de podcast

A teoria quântica e o combate à desinformação científica são o foco do podcast O Q Quântico, lançado nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. O Q Quântico é uma produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade de Düsseldorf, da Alemanha. O podcast tem como objetivo discutir teoria quântica e suas possíveis relações com falas pseudocientíficas, abordando desde tecnologias atuais até curas milagrosas.

Para um dos idealizadores do projeto, o pesquisador da teoria quântica e professor do Departamento de Matemática da UFSM, Leonardo Guerini, o período da pandemia despertou a convicção de que a comunidade científica precisa fazer um esforço maior para divulgar os conhecimentos que produz. “Olhando para a nossa área de pesquisa, a gente foi se dando conta de que poderia usar os conteúdos pseudocientíficos que estão presentes na internet, como saúde quântica, coaching quântico e vários produtos que se dizem quânticos, como um ponto de partida para discutir o que eles têm a ver (ou não) com os conceitos científicos da quântica”, destaca.

Pesquisadora de criptografia quântica na Universidade de Düsseldorf e também idealizadora do projeto, Gláucia Murta é ouvinte assídua de podcasts, que acompanham suas tarefas diárias, principalmente quando cozinha. “Eu acho que a importância de trazer a teoria quântica em um podcast é poder tratar de um tema que muitas vezes é visto como complexo e inacessível usando uma mídia que tem uma relação tão íntima com o ouvinte”, enfatiza a cientista. Para ela, o fato de a mídia sonora falar diretamente com o ouvinte é uma forma de aproximação que permite que o conteúdo se torne mais acessível. Luciane Treulieb, jornalista da UFSM que apresenta o programa ao lado dos cientistas, reforça o cuidado que a equipe teve ao adequar a linguagem para que pessoas que não são da área conseguissem entender mais sobre o assunto. “Meu papel no podcast é representar o público leigo, fazendo perguntas que o ouvinte faria e, sempre que possível, buscando aproximar a teoria quântica do dia a dia das pessoas”, ressalta. Para ajudar nessa tarefa, os roteiros d’O Q Quântico contaram com a consultoria da equipe do podcast Ciência Suja

O podcast O Q Quântico terá sete episódios, com lançamentos quinzenais, que vão confrontar questões da pseudociência com conceitos científicos como superposição, emaranhamento, dualidade onda-partícula, decoerência e consciência.

Sobre o podcast

Os episódios d’O Q Quântico estarão disponíveis em tocadores de podcasts como Spotify, Deezer, Amazon Music e também no YouTube. Mais informações sobre os episódios e conteúdos extras podem ser conferidos no site e no Instagram

Confira o teaser aqui

Escute o primeiro episódio aqui

Sobre a equipe

O podcast é produzido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e jornalistas.

Equipe do podcast, da esquerda para direita: José Vitor, Luciane, Leonardo, Samara e Gláucia.

Gláucia Murta: Física e pesquisadora em teoria da informação quântica e criptografia quântica na Universidade de Düsseldorf (Alemanha) e investigadora principal do cluster de excelência Matter and Light for Quantum Computing (ML4Q). Possui graduação, mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche no Quantum Information Center in Gdańsk (KCIK) na Polônia. Também trabalhou como pós-doutoranda no QuTech na Delft University of Technology na Holanda.

Leonardo Guerini: Matemático e pesquisador de fundamentos da teoria da informação quântica. É professor no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Fotônica pelo Institut de Ciències Fotòniques (ICFO), vinculado à Universitat Politècnica de Catalunya. Também foi bolsista Serrapilheira de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista FAPESP de pós-doutorado no International Centre for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) em São Paulo.

Luciane Treulieb: Jornalista na UFSM, criadora e editora-chefe da Revista Arco, de jornalismo científico e cultural. Tem especialização em Divulgação e Popularização da Ciência pela Fiocruz, na qual estudou aspectos do jornalismo narrativo e ciência a partir da análise do podcast 37 graus. Também tem mestrados em Periodismo Documental, pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina), e em Inovação na Comunicação de Interesse Público, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Dirigiu o documentário “Depois daquele dia”, sobre a tragédia da Boate Kiss.

Samara Wobeto: Jornalista formada pela UFSM e mestranda em Comunicação no Poscom/UFSM, na linha de Estratégias Comunicacionais, com ênfase no estudo da acessibilidade no jornalismo. Faz parte do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid/UFSM). Foi repórter bolsista na Revista Arco, e estagiária na TV Campus. Participou da 2ª turma do Programa InfoVacina, para reportar temáticas de saúde e vacinação. Fez os podcasts FuraBolha e Abaixo do Nível, além de participar do primeiro episódio do podcast Nossos passos vêm de longe

José Vitor Goulart Zuccolo: Jornalista recém-formado pela UFSM. Foi bolsista na função de social media no projeto C.Integra!, vinculado ao curso de odontologia/UFSM e bolsista do projeto O Q Quântico. Participou do programa Radar Esportivo, como produtor e apresentador, vinculado à Rádio Universidade, e que tem sua versão em podcast.

Também contribuem para o projeto:

Mixagem: Felipe Barbosa

Suporte de gravação: Pablo Ruan