Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente da UFSM amplia experiências como professor visitante estrangeiro nos EUA

Jerson Carús Guedes, do Departamento de Defesa Fitossanitária, está em universidade na Carolina do Norte



foto colorida horizontal com pessoas de costas, sentadas em cadeiras em um auditório, à frente um homem e, pé, olhando para um telão com texto e imagens não identificáveis
Guedes falou sobre a evolução da agricultura brasileira durante seminário
O professor Jerson Carús Guedes, do Departamento de Defesa Fitossanitária, do Centro de Ciências Rurais (CCR), está na North Carolina State University (NCSU), em Raleigh, capital da Carolina do Norte, Estados Unidos, para um período como professor visitante estrangeiro no Departament of Entomology and Plant Pathology do College of Agriculture and Life Sciences.
 
Por meio do projeto Capes PrInt da UFSM, desde junho de 2023 até junho deste ano, ele está vivendo experiências em três áreas principais: entomologia, solos e inovação, além de estar atento à modernização da universidade, que tem 37,8 mil estudantes, 2,4 mil professores e 7,1 mil técnicos em educação, com um orçamento de US$ 2,03 bilhões em 2023. 

Os focos do trabalho são integrar estratégias de manejo de pragas da soja, alinhadas à agricultura sustentável; estudar o desenvolvimento e a avaliação de bioinsumos, visando substituir fertilizantes e pesticidas químicos; e vivenciar experiências e estratégias de desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo no Research Triangle Park (RTP), que é o maior e mais antigo parque tecnológico dos Estados Unidos. “Tento conectar minhas experiências anteriores e recentes com a evolução do ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo, assim como com a atmosfera geral da North Carolina State University”, destaca.

O relacionamento da UFSM com a NCSU começou em 2018, quando o professor Dominic Reisig, entomologista e extensionista da NCSU na área de soja, milho e algodão, visitou a UFSM e, na sequência, passou a receber estudantes de graduação e pós-graduação do Laboratório da Manejo Integrado de Pragas (LabMIP). Três alunos já foram para a NCSU. Mais recentemente, teve início uma colaboração com o professor Luc Gatiboni, do Departamento de Solos da NCSU, que receberá outro estudante do LabMIP para doutorado “sanduiche”, trabalhando com bioinsumos para a agricultura. 
 
foto colorida horizontal com um homem agachado, olhando para a câmera, em uma lavoura de soja
Professor fica nos Estados Unidos até junho deste ano
“Estabelecidas estas interações, temos as condições mínimas para pleitear a ampliação destas relações, por meio de um convênio com o Escritório de Relações Internacionais do College of Agriculture and Life Sciences”, destaca Guedes, que recentemente apresentou um seminário, no qual demonstrou sua experiência e o impacto da evolução da agricultura brasileira sobre sua pesquisa na UFSM. “Este seminário gerou três reuniões e muita curiosidade entre professores e estudantes sobre o que estamos fazendo para manejar pragas em um ambiente subtropical como o Sul do Brasil”, acrescenta. 
 
Rotineiramente, Guedes tem participado de pesquisas de estudantes no Departamento de Entomologia e Fitopatologia e de eventos das áreas de interesse e dos objetivos propostos. “Esta experiência está sendo maravilhosa, seja pela integração a uma equipe que desenvolve soluções para o manejo de pragas, por um lado, mas por explorar outras possibilidades no campo dos produtos biológicos, agricultura sustentável, além da inovação e empreendedorismo”, enfatiza.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65281

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes