Pré-Universitário Popular Alternativa da UFSM oferece preparação ao Enem 2024

Inscrições presenciais devem ser realizadas até 22 de março

A UFSM, em seu compromisso com a educação popular e de qualidade, oferece no espaço histórico do prédio da Antiga Reitoria, localizada na Rua Floriano Peixoto, 1184, inscrições para cursinho preparatório popular e gratuito do Enem e demais processos seletivos para o ensino superior em 2024. A iniciativa faz parte do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), programa de extensão que existe há mais de 23 anos e atende anualmente cerca de 200 estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na região, além de contar com um corpo docente com mais de 100 educadores, todos voluntários.

A ação proporciona um ambiente favorável para a preparação acadêmica, com aulas noturnas semanais e aos sábados no período da tarde, visam flexibilizar o acesso ao conhecimento, contando atualmente com o apoio do Laboratório de Metodologia do Ensino (Lamen), através da coordenação do professor Guilherme Carlos Corrêa e do Observatório dos Direitos Humanos (ODH), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). A oferta gratuita de material pedagógico para todas as disciplinas exigidas no Enem e o direito a meia passagem para aqueles que frequentam o preparatório reforçam o empenho da Universidade em eliminar barreiras educacionais.

As inscrições presenciais, iniciadas na segunda-feira (4), por meio de processo seletivo via edital, vão além das salas de aula, refletindo-se nas trajetórias de vida dos estudantes que, junto ao Alternativa, transformam seus sonhos acadêmicos em realidade.

O edital pode ser encontrado no Instagram do projeto (@pup.alter), no site da PRE e retirado de maneira impressa, na portaria do prédio. O período de inscrições vai até dia 22 de março. As documentações estão sendo recebidas no hall da antiga Reitoria, de segunda a sexta, das 19h às 21h, e aos sábados, das 15h às 17h.

Texto: Assessoria de Comunicação do ODH/PRE