Campus de Palmeira das Missões terá programação especial para o início do semestre letivo

Com início na segunda-feira (11), as atividades são direcionadas a calouros, veteranos, professores e técnico-administrativos

Na próxima segunda-feira (11), iniciam-se as aulas na UFSM para o 1º semestre letivo de 2024. No Campus de Palmeira das Missões, durante toda a semana, será realizada uma programação especial para receber toda a comunidade acadêmica, que contará com palestras, bate-papos e atividades recreativas com os calouros, veteranos, docentes, técnico-administrativos em educação e colaboradores para iniciar mais um ano letivo.

Na segunda-feira (11), será realizada no hall do prédio 1 a transmissão on-line da palestra “Edutenimento: educação e entretenimento na era das redes sociais”, com a bióloga, atriz e DJ Mari Krüger, que estará no Centro de Convenções do campus sede. Mari se destaca por produzir vídeos sobre ciência de maneira descomplicada, criativa e bem-humorada. Criadora de conteúdo com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes, ela vai falar sobre como educar e transmitir informações baseadas em ciência nas redes sociais. Com o lema “a informação precisa estar nas redes, porque a desinformação já está”, Mari vai contar sobre sua trajetória, dia a dia, dificuldades, aprendizado e tudo que a criação de conteúdo sobre biologia mudou na sua vida.

Na terça-feira (12), às 8h30min, no Espaço Dinâmico e Interativo (prédio 1), será realizado o bate-papo “Saiba tudo sobre a Casa do Estudante, Auxílio Moradia e demais ações da assistência estudantil da UFSM”, com as servidoras do Núcleo de Apoio Pedagógico.

Quarta-feira (13) será o dia com mais atividades no Campus de Palmeira das Missões, iniciando às 11h com um show do músico Pedro Munhoz, que vem até o campus através do Projeto Cultura na Sedufsm, da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O show, que será realizado no auditório do campus, é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Ainda na quarta-feira, às 13h30min, acontece no auditório a Recepção Estudantil aos calouros e veteranos de todos os cursos do campus. O evento contará com a presença do pró-reitor de Graduação da UFSM, professor Jerônimo Siqueira Tybusch, do diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, do vice-diretor, professor Daniel Graichen, e de servidores dos principais setores institucionais utilizados pelos estudantes, como a Secretaria dos Cursos, Núcleo de Apoio Pedagógico e Restaurante Universitário. Às 20h, na sala 101 do prédio 3, será realizada atividade de boas-vindas aos calouros do curso de Ciências Econômicas.

Na quinta-feira (14), às 10h, no auditório do campus, a direção e a Unidade de Apoio Pedagógico do Campus de Palmeira das Missões vão realizar uma recepção especial aos servidores, com a palestra “Promoção de desenvolvimento acadêmico e saúde mental”. As ministrantes serão Sílvia Pavão, titular da Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), e Aline Bedin Jordão, psicóloga da Caed.

Para encerrar as atividades da semana, na quinta-feira (15), às 13h30min, no Espaço Dinâmico e Interativo (prédio 1), acontece o bate-papo “Descobrindo a universidade: dicas de estudos para quem está iniciando a vida acadêmica”, com a pedagoga Estela Simões, da Unidade de Apoio Pedagógico do campus.

Ainda, durante toda a semana de 11 a 15 de março, haverá um estande Tira-Dúvidas no hall do prédio 1, para recepcionar toda a comunidade acadêmica, com distribuição de brindes e sorteios nos perfis oficiais do Campus de Palmeira das Missões: @ufsmpm e @sejaufsmpm. Para aumentar ainda mais a integração entre calouros e veteranos, todos os dias serão realizadas diversas atividades recreativas em frente ao Restaurante Universitário, com jogos, pescaria literária, música e muito mais. Empresas parceiras de Palmeira das Missões também vão participar da programação da Recepção Estudantil com distribuição de brindes e demais atividades.

Durante toda a primeira semana de aulas, os cursos de graduação, pós-graduação e diretórios acadêmicos do Campus de Palmeira das Missões também vão realizar atividades especiais para os calouros e veteranos se integrarem à comunidade acadêmica.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões