Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entre abraços, brincadeiras e atividades, UFSM recebe calouros para o primeiro semestre de 2024

Recepção aos estudantes começou no fim de semana e segue durante a semana



Calouros do CEFD auxiliaram veteranos a carregarem mochilas

Nesta segunda-feira (11), começou oficialmente o primeiro semestre letivo de 2024 da UFSM. Com a importante missão dar as boas-vindas aos calouros, veteranos de diferentes cursos e unidades de ensino se espalharam pelo Campus Sede para apresentar aos novos alunos as dependências da Universidade.

Após o contato inicial com os colegas, os estudantes terão a oportunidade de assistir, ainda nesta manhã, à palestra da bióloga, atriz e DJ Mari Krüger com o tema “Edutenimento: educação e entretenimento na era das redes sociais”. A Recepção Institucional e a Calourada, festa de recepção aos bixos, organizada em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciaram no sábado (9), continuam na noite desta segunda e vão até a quinta-feira (14).

A Cidade Universitária como segunda casa 

Bixos tiveram um encontro veteranos ao redor do Campus Sede nesta segunda-feira

Organizado pelo Laboratório de Turismo da UFSM (Laturis) em parceria com o Centro de Ciências Naturais e Exatas, acadêmicos tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo campus, guiado pelo aluno do curso de Gestão de Turismo, Rômulo Klusener. Ele foi responsável por auxiliar os calouros na atividade, que, em suas próprias palavras, é essencial: “a gente chega sempre muito perdido quando entramos na Universidade”.

De acordo com a caloura de Artes Visuais – Bacharelado, Bianca Grasel, a sensação aconchego que o espaço da instituição promove para os bixos foi um dos fatores que definiu sua decisão de ingressar na UFSM. “Aqui é um lugar grande, tem muitas árvores, é bem calmo e isso reflete um pouco a minha personalidade. Eu me apaixonei já no momento em que fui procurar um lugar para estudar”, declarou a jovem, natural de Santa Cruz do Sul, que contou ter conhecido a Universidade através do Descubra.

Calouros conheceram as dependências da Cidade Universitária

Segundo as novas alunas do curso de Ciências Biológicas, Laura Seeger e Carolina Bittencourt, as áreas verdes da Cidade Universitária são primordiais para o dia a dia. Esta última, inclusive, vai além: “estar no campus é sempre a melhor coisa possível. Eu amo estar aqui, estou sempre quando possível. É uma segunda casa”, contou Carolina.  Para a recém-chegada de São Paulo, Luara de Melo, que foi aprovada em Produção Editorial, a UFSM causou boas impressões já na chegada. A estudante descreve a Universidade como um ambiente contagiante e animador. “Gostei muito do local e das pessoas, que são muito gentis e solícitas. Espero ter um bom semestre, com professores bons. Para mim, as matérias vão ser, literalmente, desesperadoras e diferentes, mas estou muito animada e com vontade de correr atrás dos meus objetivos profissionais”, concluiu a paulista.

Laís Helen Loose, coordenadora do curso de Estatística, conta que somada à esperança dos novatos serem bem recebidos, é importante que conheçam as dependências da Instituição já neste início de trajetória acadêmica. “A expectativa é acolher bem os alunos para que eles se sintam em casa e conheçam toda a estrutura e as possibilidades que eles têm aqui”.

Estreitando laços entre bixos e “padrinhos”

Luara, vinda de São Paulo, é a nova estudante do curso de Produção Editorial

A turma da veterana de Jornalismo, Marina Ferreira, se situou ao redor do Obelisco, edificação localizada entre a Reitoria e o Paradão em memória a José Mariano da Rocha Filho, fundador da UFSM. Ela aponta que, como no seu ano foi aprovada na chamada oral, não passou pela primeira interação com os estudantes como caloura. Desta forma, a aluna valoriza o encontro ainda mais.

“Como eu não tive a oportunidade de ter essa sensação, eu queria muito fazer com que todos os bixos tivessem a melhor recepção possível, para que já se sentissem como parte do curso. Estar nessa posição de veterana é muito diferente. Esse momento é muito importante para eles”, destacou. O novo aluno do curso de Marina, João Pedro Lima, revela: “sempre foi minha ideia estudar na UFSM. Espero fazer novas amizades e conversar bastante”, disse em meio a risadas.

Para captar bixos com mais facilidade, o curso de Engenharia Florestal produziu uma fantasia de pica-pau, mascote dos estudantes

Para receber os estudantes, o diretório acadêmico da Engenharia Florestal produziu uma fantasia de pica-pau, animal que representa o curso. A escolhida para fardar o mascote, Julia Beltrame, do 5º semestre, conta: “a ideia surgiu porque a gente mexe com as árvores e vive no meio do mato, e achamos que poderia chamar chamar atenção dos bixos”.

Já o calouro de Educação Física, Victor Cardoso, natural de Santa Maria, se sente empolgado para iniciar a graduação na UFSM. ”Cresci aqui nesse campus, é a instituição dos sonhos, fico feliz de ter, agora, a oportunidade que muita gente quer”, declara o estudante. Rosalvo Sawitzki e Daniela Lopes dos Santos, diretor e vice-diretora do Centro de Educação Física e Desportos, comentam a expectativa para o início das atividades.

“Particularmente, o início do semestre sempre é uma ansiedade. Foi muito complicado dormir nessa noite. É muito bom receber as carinhas novas. Estamos bastante ansiosos para receber eles e fazer um bom primeiro semestre de 2024”, salientou Sawitzki, que foi complementado por Daniela: “eu acho necessário esse momento de integração. Dá uma certa sensação de pertencimento. Eu lembro que, quando entrei na Universidade, eu estava nessa expectativa de saber quem eram os meus colegas, de fazer essas brincadeiras… Eu acho o máximo”.

Vinda de Porto Alegre e acompanhada pela mãe, a bixo em Artes Visuais – Bacharelado, Manuela Maraschim afirma estar animada para viver novas experiências e afirma ter sido bem recebida pelos veteranos do curso. “Toda a turma vem sendo muito receptiva e disposta a ajudar. A programação que preparam para nós, bixos, conhecermos os professores e entendermos o funcionamento das aulas foi ótima”, comentou

A mãe da estudante relata que “o coração está apertado, coisa de mãe”, mas que se sente feliz por sua escolha. “Espero que essa fase seja incrível, que ela seja feliz nessa escolha e possa, se não gostar, ter liberdade para escolher outra coisa”. Sobre o Campus, Fernanda sente que o espaço é acolhedor: “Achei incrível o lugar, o pessoal daqui é muito gente boa. É isso aí, a nova casa da minha filha”. 

A recepção aos novos estudantes da UFSM segue ao longo do mês, com palestras, bate-papos, rodas de conversa e atividades de integração. A programação pode ser consultada no site ou diretamente com os cursos e centros de ensino.

Confira alguns registros da recepção nesta manhã.

Texto: Júlia Weber, Kemyllin Dutra e Pedro Pereira, acadêmicos de Jornalismo
Foto: Ana Alícia Flores e Gabriel Escobar, acadêmicos de Desenho Industrial e de Jornalismo, respectivamente
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65371

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes