Recepção Institucional tem apresentação artística e palestra da bióloga Mari Krüger

Cerca de 1.300 pessoas estiveram no Centro de Convenções para acompanhar as atividades de início do semestre

A apresentação de dança preencheu o espaço do Centro de Convenções com arte brasileira

Na manhã desta segunda-feira (11), a UFSM deu início a mais um semestre letivo. No Centro de Convenções do campus sede, a recepção estudantil contou com manifestações do reitor Luciano Schuch, da vice-reitora Martha Adaime e de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A manhã ainda teve uma apresentação artística do projeto de extensão Mojubá e a palestra da influenciadora digital Mari Krüger, que mobilizou os acadêmicos e lotou o espaço.

Com a coreografia “Viva Meu Boi”, o projeto de extensão Mojubá: Danças Brasileiras, vinculado ao curso de Licenciatura em Dança, cativou o público presente. A apresentação fez referência a uma manifestação indígena presente em diversos territórios da nação e que fomenta e saúda os saberes dos povos originais.

Luciano Schuch destacou os esforços da UFSM para a permanência dos estudantes, pontuando a importância da rede de apoio criada entre os acadêmicos e de serviços disponíveis na universidade, como o Setor de Atenção Integral ao Estudante (Satie), Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) e Casa Verônica. Também deu destaque às diversas atividades disponíveis na universidade e aos projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Universidade não é só a sala de aula, são todos os projetos que vocês vão experienciar ao longo dos anos”, destacou. Martha Adaime aproveitou o espaço para falar da campanha “UFSM sem Assédio”, encabeçada pela Casa Verônica.

Manifestações institucionais deram início à programação da recepção

A atual gestão do DCE destacou a importância de políticas de permanência e comemorou a volta do ônibus interno da do campus sede, anunciada na semana passada. “O DCE vem construindo a Calourada junto com outras entidades, juntos com os diretórios acadêmicos, para que a gente possa ter uma ampla adesão dos estudantes e possamos ter esse acolhimento dos alunos que chegam aqui”, conta Maiki Souza, em entrevista. Seu colega de gestão Henri Xavier complementa: “Trabalhamos muito para conseguir receber os alunos da melhor forma, em todos os campi. É uma construção coletiva e democrática”.

Após essas manifestações, o Centro de Convenções recebeu com muitos aplausos a bióloga, DJ e atriz gaúcha Mari Krüger, para a palestra “Edutenimento – educação e entretenimento na era das redes sociais”. A palestra de Mari passou por sua trajetória de vida, a vontade de mudar o mundo que a acompanha desde criança, a formação em Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 2013, a vida de DJ e a forma como a pandemia mexeu com sua estabilidade, em 2020. A influenciadora hoje soma mais de um milhão de seguidores nas redes sociais e usa seu perfil para combater mitos e propagar informações confiáveis – sempre com muito bom humor.

A bióloga Mari Krüger destaca os desafios de combater a desinformação nas redes sociais

“Quando eu percebi que minha carreira estava indo para esse rumo, que eu tinha virado uma blogueira, uma influenciadora, eu tinha um receio porque eu não queria ser como as influenciadoras que eu via na rede”, conta Mari, “eu não ia fazer publi de coisas que não acredito, que não funcionam, antes de tudo eu sou bióloga”, complementa, ao dizer que exerce uma “influência responsável”. A influenciadora conta que pensa os vídeos para o público comum, com uma linguagem simples e descomplicada, para que as pessoas de fato entendam. Ao fim da palestra, Mari recebeu um mimo entregue pelo reitor e agradeceu o carinho da plateia, com quem tirou uma foto conjunta.

Quem acompanhou o evento, destacou a importância do trabalho de Mari. “O TikTok ser, hoje, um dos principais meios de busca, superando o Google, mostra uma realidade onde a distorção de informações é cultuada, o que traz como consequência pessoas desinformadas e desinteressadas pela veracidade de certas afirmações”, diz Luara de Melo, acadêmica de Produção Editorial. “A informação precisa ser didática e acessível, porque a desinformação é. Ou seja, as pessoas que vão pesquisar sobre os assuntos, vão se interessar naquilo que é mais acessível e conveniente a elas”, destaca a acadêmica de Jornalismo Júlia Petenon.

Muita música no RU

Após a recepção no Centro de Convenções, a unidade 1 do RU serviu como ponto de encontro dos estudantes

Depois de serem oficialmente recepcionados pela instituição, os calouros foram recebidos com festa no Restaurante Universitário I (RU I). A programação contou com shows ao vivo, estandes de diferentes setores da universidade e de empresas parceiras da Calourada 2024, além de uma cabine de fotos e da venda de produtos.

Uma das cantoras presentes foi a santa-mariense Paola Mattos, que embalou o movimentado horário de almoço dos estudantes com muito samba e música popular brasileira. “Acho que meu lugar preferido de Santa Maria é a UFSM e sempre que possível eu colo junto nos eventos, eu amo cantar aqui dentro”, destaca Paola.

A estudante de Serviço Social e coordenadora geral do DCE, Francielle Tavares, destaca a organização dos eventos que ocorrem na UFSM: “Nós fizemos um cronograma para essa calourada, para receber todo mundo de uma forma que as pessoas venham a entrar em contato com o movimento estudantil e com outros espaços importantes da universidade”, avalia a acadêmica.

A Calourada 2024 segue com programação durante a semana. Ainda hoje, na Gare da Viação Férrea, estará presente o rapper Rashid, atração nacional da noite.

Texto: Milene Eichelberger, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias

Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali