Calourique e Acolhe CT foram as atividades do segundo dia de recepção aos calouros

Eventos do CCNE e do CT proporcionaram integração, orientação e lazer para os novos alunos da UFSM

Visita ao Jardim Botânico reuniu alunos de Ciências Biológicas e Matemática

O Jardim Botânico da UFSM recebeu na manhã desta terça-feira (12) a segunda edição do Calourique, parte da programação da Calourada do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), feita em parceria com os diretórios acadêmicos. O evento iniciou-se com um piquenique e uma apresentação dos integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET Bio). Os representantes do PET explicaram o funcionamento do grupo e as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas, como palestras em escolas, eventos e minicursos para os graduandos.

Em seguida, foi organizada uma caça ao tesouro pelo jardim, com a distribuição de brindes para os participantes. A programação foi encerrada com um passeio guiado pelo Jardim Botânico. O evento contou com a participação de alunos de bacharelado e licenciatura dos cursos de Ciências Biológicas e Matemática e de professores e servidores do CCNE.

Para a caloura de Ciências Biológicas Éllen Hermann, de 20 anos, além da diversão, a atividade já a colocou em contato com uma possível área de atuação. “Foi muito interessante poder conhecer o jardim, porque a botânica é uma das áreas que eu penso em atuar e estou ansiosa para estudar.” A estudante que veio de Cândido Godói, a quase 300 km de Santa Maria, conta que escolheu o curso devido ao interesse pela natureza que carrega desde a infância, além de ter a botânica como uma das suas áreas de interesse.

A visita guiada mostrou os principais pontos do Jardim Botânico aos alunos

Diogo da Silveira, de 20 anos, estudante do 7º semestre e integrante do PET Bio, conta que fez o primeiro ano de curso de forma remota. Por isso, o Calourique é uma experiência que ele gostaria de ter tido. Ele destaca que eventos como esse são importantes para incentivar os calouros a se engajar com as atividades além da sala de aula. “Essa é uma oportunidade para eles conhecerem e talvez se interessarem pelo PET e diretório, o que é muito importante para dar continuidade às atividades do curso.”

Nesta quarta-feira (13), ocorre a Mostra Científica do CCNE, na área externa do prédio 17 (entre o prédio e o anfiteatro), a partir das 10h. A mostra contará com os cursos de Ciências Biológicas, Física, Estatística, Geografia, Meteorologia, Química, Química Industrial e Processos Químicos, além do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), Jardim Botânico e Revista Arco. Durante a primeira semana letiva, o PET Bio realiza a atividade “Conhecendo a Profissão”, para apresentar os laboratórios de biologia e as áreas de atuação do biólogo. Mais informações sobre a programação da Calourada do CCNE estão disponíveis nas redes sociais do centro.

Acolhe CT

Alguns dos projetos dos grupos de pesquisa estavam expostos no hall do CT

O Acolhe CT foi realizado no hall do Centro de Tecnologia (CT) durante o primeiro e o segundo dia letivo. O espaço teve uma mostra de projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados pelos cursos. Alguns desses projetos, como o Bombaja e o Fórmula UFSM contam com equipes de competição esportiva. “Uma das coisas faladas pela direção e professores é que a universidade é muito mais do que a sala de aula e a mostra de projetos procura deixar isso em evidência”, cita Ivana Cavalcante, relações-públicas da Subdivisão de Comunicação do CT.

A 17ª edição do Acolhe CT trouxe a campanha CT Pelo Mundo, ação de internacionalização desenvolvida pelo Escritório de Assuntos Internacionais. O estande da campanha tinha um espaço para que estudantes, professores e servidores marcassem no mapa mundi experiências internacionais, intercâmbios, apresentações de trabalhos, eventos acadêmicos ou até mesmo países de origem, no caso de estrangeiros. O objetivo da campanha é incentivar os alunos a participarem de programas internacionais e aproveitarem as oportunidades oferecidas.

Uma das primeiras coisas vistas pelos visitantes que circulavam no hall era o QR Code para conferir as salas de cada disciplina, por meio de uma ferramenta disponível no site do CT. Nela, é possível ver as informações em formato de planilha, ou calendário, além de filtrar as buscas pelo nome dos professores ou pela disciplina.

Texto e fotos: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali