Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Disfagia da UFSM realiza campanha alusiva ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia 

Conteúdos publicados no Instagram auxiliam a população a conhecer mais sobre a disfagia



No dia 20 de março comemora-se o Dia Nacional de Atenção à Disfagia. A data tem como objetivo alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da disfagia, bem como divulgar informações sobre a temática.

Desde sua criação, em 2022, o Lab Disfagia/UFSM realiza anualmente campanhas relacionadas a essa data. Neste ano, ela está sendo realizada no formato virtual. Ao longo desta semana, no Instagram do Laboratório estão sendo postados vídeos informativos sobre essa temática, gravados pelos próprios integrantes do grupo.

Entre os primeiros conteúdos publicados sobre o tema, o grupo explica que a disfagia é um sintoma, não uma doença, que se manifesta com a dificuldade de engolir líquidos, sólidos, saliva e alimentos variados. Essa dificuldade pode aparecer em qualquer fase da vida, causando prejuízos variados na saúde. Nos demais materiais publicados, o grupo explica as relações da disfagia com doenças neurológicas e mecanismos de cabeça e pescoço; a incidência da disfagia na população brasileira; sinais de alerta; entre outros assuntos 

Lab Disfagia

O Lab Disfagia é coordenado pela Professora do Departamento de Fonoaudiologia Gabriele Bastilha e conta com a participação de discentes da graduação em Fonoaudiologia, do PPGDCH do Programa de Residência Multiprofissional Integrada da UFSM. 

Além disso, durante o ano o laboratório oferece atendimento à população com disfagia através dos projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos. 

Para acompanhar as atividades que estão sendo desenvolvidas, basta seguir o Instagram do Lab Disfagia (@disfagia.ufsm).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65481

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes