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Egressa da UFSM é premiada por pesquisa na área de Jornalismo de Educação

A proposta apresentada é uma narrativa transmídia sobre o Novo Ensino Médio



Durante a pesquisa, Eduarda participou de aulas e dialogou com alunos e professores

A egressa do curso de Jornalismo da UFSM, Eduarda de Medeiros Paz, teve o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado em primeiro lugar no 5º Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) em parceria com a Fundação Itaú. Em seu estudo, Eduarda desenvolveu o projeto multimídia Educação em Trilha, defendido em 2023. 

Jornalismo de Educação e o Novo Ensino Médio

Eduarda explica que a ideia de trabalhar com esse assunto surgiu no ano de 2020, quando participou de um projeto de jornalismo local, o Boca Jornalismo, em que produziu uma série de podcast e uma das temáticas abordadas foi o Novo Ensino Médio e os desafios que seriam enfrentados nos próximos anos. Daquele momento em diante, a então estudante de jornalismo pensou que gostaria de levar o assunto adiante, aprofundando a discussão e viu no Trabalho de Conclusão de Curso uma oportunidade de dar continuidade ao tema.

Com orientação do professor do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, Maicon Elias Kroth, inicialmente, Eduarda analisou matérias sobre o tema publicadas nos sites G1, Nexo e Folha de São Paulo e percebeu que a abordagem tinha foco no relato temporal das mudanças, justificativas e impactos. No entanto, poucos conteúdos contemplavam a visão dos professores e estudantes. “Depois dessa pesquisa surgiu a ideia de ir nas escolas e entender como estava o cenário em Santa Maria”, explica a jornalista.

O estudo foi feito na Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, localizada no bairro Camobi, em Santa Maria, nas turmas do 1º e 2º ano e EJA, através do diálogo com alunos e professores. Além deles, Eduarda também conversou com especialistas e estudiosos da temática e com representantes da Coordenadoria Regional de Educação. O objetivo foi entender as mudanças, as legislações vigentes, o impacto na vida de estudantes e professores e de que forma as escolas estavam organizadas e preparadas para o novo cenário do Ensino Médio.

Identidade Visual do Educação em trilha, desenvolvida pelo designer gráfico Noam Wurzel

Com os resultados da pesquisa foram desenvolvidos 3 produtos: um podcast de 3 episódios, o Educação em Trilha, com foco na realidade local; um perfil no Instagram, o @educaemtrilha, que além dos conteúdos locais traz a pauta em um contexto estadual e nacional; e uma reportagem longform, ou seja, de tamanho ampliado, que debate sobre as escolas em tempo integral e o impacto do Novo Ensino Médio no Enem.

Eduarda destaca a importância do reconhecimento recebido refletindo sobre a cobertura do jornalismo de educação no Brasil. “De forma geral, a cobertura jornalística da educação não é muito aprofundada. Hoje precisamos de jornalistas focados em temas que vão além do ‘volta às aulas’ ou ‘entrega de uniformes’, precisamos falar da educação indígena ou das escolas rurais, por exemplo, precisamos conversar in loco com os envolvidos. E foi isso que eu tentei fazer no meu trabalho. Então, receber esse reconhecimento de uma Associação que atua nessa área me deixa muito orgulhosa”, finaliza.

Ao todo, foram 83 TCCs recebidos para a avaliação do Jeduca, de mais de 20 estados brasileiro. Em segundo lugar ficou Bárbara Lima, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e em 3º lugar Larissa Lopes, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

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