Grupo brasileiro visita Distrito Criativo de Málaga

Busca por inspiração e novas ideias levou os pesquisadores ao local

Elisa, Flavi e Gibsy em frente ao Centro Pompidou Málaga, um espaço de arte e cultura

Nesta segunda-feira (25), uma delegação brasileira realizou uma visita ao Distrito Criativo de Málaga, Espanha. Na oportunidade, o grupo brasileiro foi composto por Flavi Ferreira Lisboa Filho, pró-reitor de extensão da UFSM; Elisa Lubeck, docente da Universidade Federal do Pampa e Gibsy Soares Caporal, professora do Instituto Federal Farroupilha.

O objetivo da visita foi conhecer o local que se assemelha ao Distrito Criativo de Santa Maria e, com isso, prospectar ideias e oportunidades para serem desenvolvidas no município. Em Santa Maria, a UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão, está diretamente envolvida com o desenvolvimento do Distrito Criativo na cidade.

Málaga é uma cidade da Andaluzia, na Espanha, e capital da província homônima. A cidade é a sexta maior do país e está nas margens do mar Mediterrâneo. Possui mais de 560 mil habitantes e foi fundada como uma colônia grega na antiguidade. Em, 2012, foi implementado o “plan director del barrio de las artes – Soho Málaga”, unindo três áreas da cidade: Arrabales, Ciudad Antígua e Ensanche Heredia. A última área foi transformada em Soho Málaga, reconhecido como Bairro Criativo, semelhante ao Distrito Criativo de Santa Maria, contribuindo para a criação da marca da cidade, que está ligada ao consumo cultural, gerando um espaço público organizado e tematizado com uma agenda cultural de projetos baseados em cultura, criatividade e artes.

Flavi explica que a partir desses projetos, a administração pública organizou a ocupação de algumas áreas, orientando como as empresas podiam ocupar estes espaços, preservando a história, arquitetura e a cultura locais. O plano diretor também inclui um plano diretor de museus e está atrelado ao plano geral de cultura de Málaga, que estipula uma colaboração com a Academia de Belas Artes de San Telmo. Entre as atrações locais estão Praça Jardín Alfonso Canales, Autoridad Portuária, Teatro Soho, Arquivo Municipal, Igreja de Stella Maris, Sala Chela Mar, Málaga Arte Urbana Soho (MAUS), Associação de Artistas Plásticos (APLAMA), Centro de Arte Contemporânea de Málaga.