Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mãe e filha compartilham jornada acadêmica no curso de Paisagismo da UFSM

Nós próximos anos, elas irão compartilhar a rotina de estudos e planos para o futuro profissional



Sandra e Thalia iniciaram a trajetória juntas na UFSM

O dia 11 de março foi marcado pelo retorno das aulas na UFSM para milhares de estudantes. A UFSM, que atualmente conta com mais de 265 cursos, vê a cada ano, a renovação de sua história, de novas vivências e de novas pessoas que encontram na Universidade um mundo de muitas possibilidades. Para duas pessoas esse início de semestre  foi ainda mais especial: Sandra e Thalia, que são mãe e filha, iniciaram uma nova história na Universidade quando deram início, juntas, ao 1° semestre do curso Técnico em Paisagismo.

Mãe e filha iniciaram as suas aulas com grandes expectativas para buscar o conhecimento e começar mais uma etapa da vida. Sandra Vestena Muraro, tem 46 anos e é natural de Nova Palma, município localizado na Quarta Colônia. Já a filha, Thalia Muraro, de 19 anos, é santa-mariense. Sandra mora em Santa Maria, há quase 30 anos e nesse tempo ela se formou como Massoterapeuta e atuou pela cidade atendendo vários clientes. Thalia cursa Arquitetura e Urbanismo em outra instituição da cidade.

A escolha do curso de Paisagismo por Sandra, aconteceu após a frustração de fazer outros cursos que estavam ligados à massoterapia, mas que no final não foram o que ela esperava. “Eu sempre quis trabalhar com arranjo ou em uma floricultura. Sempre fui apaixonada por flores e plantas”, relata a mãe. Thalia conta que na casa delas há vários jardins e que a mãe é a única que mexe nesse espaço, assim, o curso complementa o que a mãe já faz. O mesmo é para a filha que vê o curso de Paisagismo como um complemento do curso de Arquitetura. Ela também conta que realizar isso ao lado da mãe fez com que novos sentimentos já fossem vividos logo no primeiro dia de aula. “Senti que era o que faltava para ficarmos cada vez mais unidas como mãe e filha”, contou Thalia.

Sandra relata que a sensação de poder cursar Paisagismo com a filha é gratificante e majestoso. “Estamos sempre juntas em casa e agora estamos conseguindo nos encontrar de verdade. Ela está sempre me ajudando, até para lidar com o computador, pois nem sempre eu consigo acompanhar com a tecnologia”, relata Sandra.

Para a mãe, o curso de Paisagismo a complementa perfeitamente, “Eu não tenho rotina, então eu acho que o curso de paisagismo me complementa perfeitamente, eu gosto muito de ficar ao ar livre, adoro coisas que me desafiam”, afirmou Sandra. “O curso de paisagismo está sendo muito legal, pois tem muita prática o que é bom para a turma, que pratica muita coisa fora da sala de aula”, relata Thalia

Para o futuro, mãe e filha já começaram a fazer planos, que irão moldar o futuro e fortalecer mais os laços. “Quando ela escolheu, nós começamos a pensar em uma empresa que possamos abrir juntas, a sonhar com a cor do vestido da nossa formatura e até já nos sentamos juntas para fazermos um trabalho”, finaliza Thalia.

 

Texto: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias

Foto: Arquivo pessoal de Thalia

Edição: Mariana Henriques, jornalista 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65514

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes