Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Reviver integra alunos e pacientes no enfrentamento ao câncer

Trabalho de extensão realizado no ambulatório do HUSM utiliza metodologia inovadora na recuperação de pacientes mastectomizadas



Um espaço para recuperação da saúde e também da autoestima. Esse é o objetivo do projeto de extensão Reviver, que atende pacientes com câncer no Ambulatório de Fisioterapia, vinculado à Unidade Miltiprofissional do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Durante o ano passado foram realizados 350 atendimentos em mais de 40 pacientes encaminhados por diferentes setores do Hospital. Ao terem o primeiro contato com o projeto, coordenado pela fisioterapeuta e docente da UFSM, Hedioneia Pivetta, pacientes das mais diversas faixas etárias, de crianças a idosos, dão início a uma jornada de preparação ou recuperação aos desafios impostos pela doença.

O Reviver deriva de um projeto de extensão anterior da professora, voltado para a oncologia mamária e da vontade de ampliar a área de atuação e o público-alvo, para alcançar mulheres e homens. “Criamos o Reviver com a ideia da fisioterapia ser uma porta de entrada e facilitar o acesso rápido a outras áreas de saúde que o paciente possa precisar”, lembra Hedioneia. Para a estruturação do projeto, iniciado em 2015, a professora contou com a ajuda da então aluna Sabrina Orlandi Barbieri. 

Outro motivo por trás da criação do projeto é atender a área de atuação da disciplina ministrada pela professora, juntamente com a também docente Melissa Medeiros Braz, a Fisioterapia Oncofuncional, que trabalha com os alunos os diferentes tipos de câncer. “A disciplina não dava conta dos atendimentos, então o Reviver veio com o objetivo de proporcionar a experiência do atendimento aos alunos e o acesso a fisioterapia aos pacientes. A partir daí, começaram a aparecer pacientes com câncer gastrointestinal, de pele, pulmonar, ósseo, próstata, e cabeça e pescoço. Esse último, de acordo com Hedioneia, é o terceiro mais frequente, atrás de próstata e mama.

Mesmo com a ampliação, pacientes com câncer de mama são a grande maioria

Apesar da abordagem multidisciplinar para diferentes tipos de tumores, mulheres em tratamento do câncer de mama ainda são a grande maioria do público atendido. “Hoje são mais de 90% dos pacientes atendidos”, estima a professora. O ambulatório também recebeu casos de câncer de cabeça e pescoço, hematológico e mandibular durante o ano passado, no entanto, a procura para esses e outros tipos de tumores ainda é baixa na avaliação da docente. “Quantos pacientes com outros tipos de câncer, cabeça e pescoço, ósseo, gastrointestinal, hematológico, ginecológico – que gera disfunção sexual em mulheres jovens – atendidos e operados no hospital que não chegam ao projeto ou no ambulatório de fisioterapia? Onde estão esses pacientes?”, indaga.

A busca pela fisioterapia não só é útil para diferentes tipos de tumores, como pode ser feita em qualquer etapa do tratamento a partir do diagnóstico. Os efeitos do tratamento podem ser tão agressivos quanto a doença, o que faz com que a fisioterapia possa preparar o paciente para essa etapa pré-operatória. No pós-operatório, o acompanhamento com fisioterapeutas auxilia o paciente a lidar com dores, redução de mobilidade, funcionalidade e outras situações. Hedioneia destaca que a fisioterapia pode acompanhar os pacientes até o final da vida.“Em caso de pessoas em estágio terminal, nós realizamos o cuidado paliativo para amenizar a dor, realizamos uma escuta qualificada junto com outros profissionais da saúde para orientar e dar suporte físico e emocional aos familiares”, afirma.

Mesmo com atuação abrangente na área oncológica, os tratamentos de fisioterapia ainda são pouco solicitados. Para a professora, isso se deve ao fato da especialidade da fisioterapia em oncologia ser recente e não muito conhecida, mas que pode desempenhar um papel essencial na recuperação dos pacientes, como no pós-operatório para câncer de cabeça e pescoço, descritas pela professora como “mutiladoras”, por causarem assimetrias faciais graves e perdas funcionais devido a remoção de partes como lábio, nariz, orelha e mandíbula. Outras formas de manifestação da doença também trazem sequelas de acordo com a gravidade do quadro clínico que podem ser amenizadas por meio do acompanhamento fisioterapêutico.

Taping: técnica inovadora ainda sob pesquisa

No câncer de mama, por exemplo, um dos tratamentos realizados é a aplicação da kinesio tape após a realização da mastectomia. O tape é uma fita adesiva elástica aplicada sobre a pele para dar suporte os tecidos . Ele surgiu no esporte como forma de aliviar dores dos atletas e é ferramenta de tratamento utilizado, principalmente, na ortopedia e traumatologia. Com o tempo o uso do tape se estendeu para profissões como Educação Física, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Sua utilização na oncologia mamária ainda é recente e por enquanto possui registros escassos na literatura médica. A professora realizou um curso de capacitação em 2022 e, desde então, passou a ensinar suas alunas a realizar a aplicação. 

O tape é aplicado logo após a realização da cirurgia, seja mastectomia total ou parcial para auxiliar nos sintomas e prevenir complicações da operação. O sutiã cirúrgico, que é aplicado logo após a cirurgia continua a ser utilizado, já que os dois agem de forma diferente e complementar no corpo, auxiliando na nutrição do tecido e contendo o surgimento de edemas.

De acordo com estudos citados pela pesquisadora, para obter melhores resultados, as fitas devem ser aplicadas em um período de até quatro horas após a realização do procedimento cirúrgico. A paciente a utiliza por sete dias, concomitante ao sutiã de compressão. Através dessa fita elástica, que não possui nenhum medicamento, só cola e elasticidade, se promove uma ação sobre a pele e o sistema da micro circulação que está sob a pele. “Dependendo de como você coloca o tape, nível de tensão, de elasticidade e posicionamento, pode se obter alívio da dor, redução da inflamação, oxigenação do tecido. Não basta só colocar, é preciso saber o efeito que vai ser promovido sobre a pele.

A revisão do tape realizado no quarto dia de utilização também é um momento de Orientação e recomendações para o melhor resultado a partir do seu uso. “Sabemos que o tratamento de um câncer é um processo doloroso, mas que é uma fase difícil que passa, pois vivemos isso todos os dias. Então a gente tenta levar da forma mais leve e afetuosa possível”, completa Hedioneia. 

Entre os efeitos observados no ambulatório de fisioterapia após o uso do tape observamos o controle de hematomas locais, o que protege a sutura, a qual pode afastar suas bordas durante os movimentos mais amplos do braço. “O que observamos ao retirar o tape é uma pele muito mais bonita, com uma recuperação mais rápida e menos dolorosa”, destaca.

Contudo, ainda não há evidências científicas sólidas sobre a influência do tape na aceleração da recuperação e diminuição de complicações em pacientes mastectomizadas. A professora relata que estudos conduzidos sobre o tema ainda não apresentaram resultados conclusivos. Segundo ela, isso se deve as diferentes formas e técnicas de aplicação e aos distintos desenhos dos estudos realizados nas diferentes áreas do conhecimento, com efeitos diversos que não convergem para a evidência científica da técnica de aplicação e seus efeitos. Por conta disso, o curso de fisioterapia, com a parceria dos profissionais do HUSM, planeja conduzir uma nova pesquisa para comprovar a efetividade do tape. 

Como o estudo será realizado

A pesquisa prevê a distribuição de pacientes em dois grupos: um grupo que não receberá o tape após a cirurgia e o grupo de intervenção, que irá  utilizar em até quatro horas após a operação. As pacientes serão alocadas em cada um dos grupos, de acordo com o princípio de amostras randomizadas, seguidos em pesquisas científicas. A professora ressalta que todas as pacientes poderão ter acesso ao tape por meio do projeto de extensão, mesmo durante a realização da pesquisa.

Além do avanço científico, outro benefício seria a maior disponibilidade de tape no ambulatório de Fisioterapia. Atualmente o tape é de aquisição própria das pesquisadoras, doações ou adquiridos pelas próprias pacientes. “Através da pesquisa nós vamos comprovar que a mulher terá menos dor, cicatrização melhor e recuperação mais rápida, o que gera um custo menor para o sistema de saúde”, projeta a pesquisadora.

“Senti a diferença do tape na pele”

O uso do tape foi uma das etapas do tratamento de Caren Rocha, 45 anos, realizou sua mastectomia há um ano e, desde então passou a fazer fisioterapia no ambulatório de fisioterapia do HUSM. Após a radioterapia, Caren precisou lidar com contraturas e fibroses musculares que comprometem seu movimento na região do tronco e do braço. Ela realizou a aplicação do tape três vezes e conta que a técnica ajudou na redução de inchaços e também na estabilidade das próteses e sem complicações.

A diferença ficou mais acentuada ao comparar com a sua primeira semana, onde além do sutiã cirúrgico, precisou lidar com inchaço, gazes e ataduras que limitavam sua movimentação. Isso em meio ao calor dos últimos dias do verão. “O taping segura tudo, dá muito mais conforto, segurança e uma sensação de proteção, mesmo com o sutiã cirúrgico por cima. Senti na pele a diferença”, destaca. 

Embora as marcas da cirurgia não tenham sido de grande importância para si, outras pacientes, as quais Caren se refere como “colegas”, tiveram sua autoestima abalada. A utilização do taping, segundo ela, ajudou a reverter esse processo. “O tape se parece com aquelas fitas que substituem o sutiã e que as mulheres usam para ir na balada. A sensação é de que tu está pronta para sair e isso ajuda tanto fisiologicamente, quanto na autoestima da pessoa”, detalha.

Para a paciente, as sessões de fisioterapia fazem bem para o corpo e para a mente, assim como o taping. Além dos exercícios realizados no ambulatório e que devem ser repetidos em casa, como um tema, a troca com outras mulheres que enfrentam o mesmo tratamento e também o atendimento humanizado dos profissionais do setor tornam suas sessões um momento de encontro, não uma obrigação. “Eu sou muito comunicativa e fiquei amiga da equipe a ponto de falar sobre a família e a vida. Até mesmo com as pessoas mais retraídas, dá para ver que elas se sentem confortáveis”.

Texto: Bernardo Salcedo, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Design Editorial: Daniel Michelon de Carli
Edição: Mariana Henriques

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65504

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes