Evento no Ctism refletiu nesta segunda-feira sobre o golpe civil-militar de 1964

Os palestrantes foram os professores Leonardo Guedes Henn, Diorge Alceno Konrad e Gláucia Vieira Ramos Konrad

Da esq. para a dir.: os professores Leonardo Henn, Gláucia Konrad, Diorge Konrad e Ivan Zolin

Na manhã desta segunda-feira (1º), o público que lotou o auditório do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), para o evento “Brasil 1964 + 60 – Lembrar para Não Repetir”, teve a oportunidade de refletir sobre os efeitos do golpe civil-militar de 1964, responsável por mergulhar o país em 21 anos de ditadura. O evento foi organizado pela professora de história do Ctism, Roselene Pommer, e pela direção do Departamento de Ensino do colégio

Estudantes dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica, Mecânica e Informática para a Internet, acadêmicos dos cursos de História, Direito e Arquivologia, além de servidores da UFSM, foram provocados a rememorar aquele fato histórico a partir de três palestras, mediadas pelo professor de filosofia Ivan Zolin.

A primeira palestra foi a do professor Leonardo Guedes Henn, do curso de História da Universidade Franciscana, que promoveu uma contextualização histórica do golpe, desde o advento da república até o ano de 1964. Na sequência, o professor Diorge Alceno Konrad, do curso de História da UFSM, tratou do apoio de parte da comunidade santa-mariense ao golpe e suas consequências repressivas. Por fim, a professora Gláucia Vieira Ramos Konrad, do curso de Arquivologia da UFSM, promoveu reflexões sobre a vida acadêmica na UFSM a partir dos governos militares ditatoriais pós-golpe, tendo por base os resultados obtidos pela Comissão da Verdade instalada na instituição em 2014.

Texto: Ctism